Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Que pensamentos, sentimentos e/ou comportamentos reconheço em mim

Olá,

Quando eu era estagiaria em desenvolvimento android e estava chegando o fim do estágio e não vi sinais de que me efetivariam (e também não queria continuar trabalhando lá pois era uma ambiente bem tóxico e machista) começei a procurar um emprego efetivo na area e consegui um como desenvolvedora java backend pleno em uma consultoria grande, fiquei muito feliz, mas logo em seguida veio pensamentos do tipo, "Nossa consegui enganar bem o recrutador", "Acho que consegui pq o cara que me recrutou gostou de mim" . Começei a achar que eu teria que estudar muito para conseguir ficar no mesmo patamar dos outros devs e ou pelo menos conseguir ir levando para ninguém descobrir que na realidade eu não sabia nada. Comprei vários cursos, estudei muito, mas o sentimento nunca desapareceu. Já trabalhei em várias empresas, tive participações em diversos projetos, mas ainda continuo com o mesmo sentimento daquela época. Hoje ainda continuo como dev pleno, acredito que já tenho conhecimento de uma dev senior, mas devido a sindrome do impostor, não consigo me destacar por que sempre fico me boicotando e com medo das pessoas acharem que não sei nada. Quando pedem para mim explicar alguma coisa ou ajudar alguem, morro de medo. Estou gostando do curso e vou começar a por em prática para que eu consiga me desenvolver melhor na minha carrreira.

1 resposta
solução!

Oi Janaina,

Compartilho da sua experiência.

Hoje mesmo fui convidada para palestrar num evento que vai ter mulheres da área Tech (e eu de desenvolvimento pessoal) de empresas gigantes e tal... Minha primeira reação foi: o que é que eu vou falar? Quem sou eu na fila do pão? Devem ter me convidado pq nao tinha outra pessoa disponível...

Quase que eu declino o convite, mas consciente da minha impostora, engoli o choro e aceitei. Se estou onde estou é porque fiz a minha parte e me aproprio disso...

Percebo que é um processo, e quanto mais aceito as minhas vitórias e derrotas, mais consciente sigo a vida.

Receba um forte abraço e mesmo sem te conhecer, tenho certeza que você é uma profissional incrível!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software