Que recomendações podemos aplicar para nos policiarmos na postura correta de comunicação?
Que recomendações podemos aplicar para nos policiarmos na postura correta de comunicação?
Oi Manoel,
Ao longo do curso veremos várias boas práticas, mas de uma forma sintetizada, compartilho algumas dicas que considero importantes.
Lembre-se: não é o que você diz que importa, mas o que o outro “ouve”. Isto é, o que ele entende. Tende buscar um feedback sobre o que o outro entendeu, com uma pergunta de fechamento que resuma sua mensagem.
Escolha o canal correto Será que um e-mail é a melhor maneira de discutir determinado assunto? Já pensou em usar menos o e-mail e, às vezes, falar pessoalmente com as pessoas? Se achar necessário “documentar” o que foi acordado, envie um e-mail começando com estas palavras: “Conforme nossa conversa de hoje, decidimos que…”.
Uma imagem vale mais que mil palavras Muitas pessoas confiam excessivamente no poder de persuasão de seu discurso. Sempre que tiver que fazer uma apresentação para um grupo, use um editor do tipo Power Point e não se restrinja a textos, use imagens que ilustrem suas boas ideias.
Não fale desnecessariamente Muitas pessoas acham que tem que se destacar em reuniões falando algo, qualquer coisa que seja, e acabam pagando aquele mico… Se o quer for dizer não vai acrescentar nada, fique calado. Só as boas ideias destacam realmente as pessoas.
Não se cale desnecessariamente Da mesma forma, se acha que vai acrescentar algo relevante à discussão, exponha suas ideias com clareza e assertividade.
Para cada perfil, um tipo de discurso Conforme for conhecendo melhor os membros de sua equipe, colegas e superior, perceba que tipo de discurso os convence melhor. Existem pessoas que precisam ver imagens, outras necessitam de dados comprovados e gráficos, há aqueles que se encantam e emocionam. Ajuste suas mensagens: fale “aquilo” que os outros querem ouvir.
Nunca interrompa quem está falando Ouça atentamente e aproveite para entender melhor as opiniões do outro. Se não concorda com o que ele fala, espere terminar e inicie sua resposta de maneira quase neutra, algo como: “Compreendo seu ponto de vista, mas acredito que neste caso….”. Não parta para o confronto direto, seja diplomático.
Pratique a escuta ativa Observe atentamente o que o outro fala, seus gestos, expressões faciais e entrelinhas. Muitas vezes ouvimos, mas não compreendemos claramente a mensagem.
Espero que seja útil para você.
Bons estudos.
Perfeito Priscila, obrigado pelo pronto retorno!
Essas dicas terão muita valia, vou reuni-las em minhas anotações.
Grato!