Eu tenho recebido propostas de redatores para fazer a diagramação de e-books, No mercado, como o diagramador cobra por estes serviços? (quais os pontos a se levar em consideração e como normalmente isso funciona?)
Eu tenho recebido propostas de redatores para fazer a diagramação de e-books, No mercado, como o diagramador cobra por estes serviços? (quais os pontos a se levar em consideração e como normalmente isso funciona?)
Bom dia Sérgio, tudo bem ^^
Esta pergunta é sempre a mais complicada, por que existem muitas variáveis.
Respondendo diretamente sua pergunta, um diagramador cobra normalmente por página diagramada. Ser um e-book não muda o fato de que a diagramação possui o mesmo nível de dificuldade que um material convencional, o que mudaria seria a produção e destribuição do material.
Saber qual valor cobrar por página é o mais difícil, eu vou apontar alguns pontos para serem levados em consideração e você alcançar um entendimento mais amplo sobre, e conseguir cobrar da melhor maneira pra você.
1º - Existe uma tabela criada por uma associação chamada ADEGRAF que ajuda a precificar alguns trabalhos na área de design tabela, veja a página 20 para referências de diagramação.
OBS: são referências a trabalhos grandes e de profissionais consolidados, muitas vezes os valores são altos e não se adequa para clientes de médio e pequeno porte, por isso é apenas uma referência de comparação com o seu possível valor
2º - Qualquer projeto que você criar pense nos fatores, tempo X custo. Você deve avaliar quanto tempo você gastará produzindo o material e comparar com qual o seu custo para produzir, gasto com energia, software, material gráfico, sua hora de trabalho, e fazer uma estimátiva de quanto você espera que seja o seu lucro baseado na sua capacitação profissional.
Levando esses fatores em consideração e comparando com a tabela você consegue ter uma média legal nos valores que você deve cobrar. Eu escuto bastante que se o valor que você estimar ficar entre 10 e 20% do valor da tabela da ADEGRAF é considerado um preço justo ao mercado e para o profissional.
Tudo é uma questão de costume e adequação com os trabalhos que você for desenvolvendo ok.
Espero ter conseguido ajudar um pouco ^^
Um abraço.