Eu tenho recebido propostas de redatores para fazer a diagramação de e-books, No mercado, como o diagramador cobra por estes serviços? (quais os pontos a se levar em consideração e como normalmente isso funciona?)
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu tenho recebido propostas de redatores para fazer a diagramação de e-books, No mercado, como o diagramador cobra por estes serviços? (quais os pontos a se levar em consideração e como normalmente isso funciona?)
Bom dia Sérgio, tudo bem ^^
Esta pergunta é sempre a mais complicada, por que existem muitas variáveis.
Respondendo diretamente sua pergunta, um diagramador cobra normalmente por página diagramada. Ser um e-book não muda o fato de que a diagramação possui o mesmo nível de dificuldade que um material convencional, o que mudaria seria a produção e destribuição do material.
Saber qual valor cobrar por página é o mais difícil, eu vou apontar alguns pontos para serem levados em consideração e você alcançar um entendimento mais amplo sobre, e conseguir cobrar da melhor maneira pra você.
1º - Existe uma tabela criada por uma associação chamada ADEGRAF que ajuda a precificar alguns trabalhos na área de design tabela, veja a página 20 para referências de diagramação.
OBS: são referências a trabalhos grandes e de profissionais consolidados, muitas vezes os valores são altos e não se adequa para clientes de médio e pequeno porte, por isso é apenas uma referência de comparação com o seu possível valor
2º - Qualquer projeto que você criar pense nos fatores, tempo X custo. Você deve avaliar quanto tempo você gastará produzindo o material e comparar com qual o seu custo para produzir, gasto com energia, software, material gráfico, sua hora de trabalho, e fazer uma estimátiva de quanto você espera que seja o seu lucro baseado na sua capacitação profissional.
Levando esses fatores em consideração e comparando com a tabela você consegue ter uma média legal nos valores que você deve cobrar. Eu escuto bastante que se o valor que você estimar ficar entre 10 e 20% do valor da tabela da ADEGRAF é considerado um preço justo ao mercado e para o profissional.
Tudo é uma questão de costume e adequação com os trabalhos que você for desenvolvendo ok.
Espero ter conseguido ajudar um pouco ^^
Um abraço.