3
respostas

Quantidade de baldes por minuto

O texto diz: "O lead time é de 3 segundos e o throughput é de 60 baldes por hora, ou 1 balde a cada 5 minutos, não temos como estimar cycle time pois não há particionamento do sistema."

Porém, para encher 60 baldes em uma hora, seria necessário encher 1 balde por minuto, não 1 balde a cada 5 minutos.

3 respostas

Caro César,

Obrigado pela sua postagem!

Seu raciocínio pela ótica exclusiva da lógica matemática está correto.

No entanto, quando estamos aplicando as métricas de Kanban temos que tomar o cuidado de sempre fazermos medições in loco.

No exemplo, citado não está claro pela ausência do cycle time a existência de etapas para recolhimento de água em mais de um balde ao mesmo tempo.

Só temos o informação que o throughput foi de 60 baldes em uma hora. Além do Lead Time de 3 segundos até a carga da primeira gota no balde.

Sendo assim, sem observarmos a operação do sistema como um todo, não sabermos por exemplo se em algum momento ele adicionou torneiras , baldes e mangueiras.

Por isso, é recomendável neste caso só fazermos análise em cima de informações realmente coletadas como os 60 baldes enchidos em uma hora.

Esperamos poder ter esclarecido este ponto e te prevenido que num sistema Kanban as métricas devem ser coletas em campo, devido a acontecimentos que temos durante o processo/operação, que a lógica matemática não explica, ok?

Bons estudos!

Não compreendi. Devo considerar a informação de 60 baldes por minutos. Mas devo desconsiderar a informação de 1 balde a cada 5 minutos, que também está escrita?

Caro César,

Obrigado pelo novo comentário!

Considere as duas informações e tenha em mente que não existem neste exemplo, todas as variáveis do processo para você conectá-las aplicando o raciocínio lógico matemático..

Isto tudo, em função da explicação que passamos na resposta a sua pergunta anterior onde destacamos que para fazermos o o cálculo que você sugeriu teríamos a demanda de buscar mais informações do processo!

Pois, pelo o que temos neste exemplo, caberia ao profissional que estivesse implantando o Kanban com suas métricas entender melhor o processo para buscar mais informações in loco, sobre o que ocorreu no processo para ele encher 1 balde um 5 minutos e 60 baldes em uma hora.

Lembrando que o objetivo desde exercício que originou sua pergunta inicial é de fixar e identificar na prática conceitos e não cálculos de métricas de Kanban.

Em breve, teremos outro curso mais focado em métricas de Kanban onde exercitaremos o levantamento de variáveis, cálculos e análises de métricas de Kanban com mais profundidade, ok!?

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software