Quantas formas o Dart me permite escrever um laço for?
Quantas formas o Dart me permite escrever um estrutura de comparação ? vi que tem a possibilidade de fazer com a '?' e com os ' : ' .
Quantas formas o Dart me permite escrever um laço for?
Quantas formas o Dart me permite escrever um estrutura de comparação ? vi que tem a possibilidade de fazer com a '?' e com os ' : ' .
Olá, Itson! Tudo bem?
Primeiramente te peço desculpas pela demora em dar um retorno.
Existem três formas de criar um laço for
:
for loop
tem em sua estrutura: for(valor inicial; condição; expressão){
// o que será executado dentro do loop
}
Um exemplo executável:
// for loop
for(int i = 0; i<10; i++){
print(i);
}
for in loop
, que pode ser usado para iterar uma lista de objetos, por exemplo! Veja um exemplo onde estamos realizando um for in loop
em uma lista de números de 0 a 9 e imprimindo eles no terminal: List<int> numeros = [0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9];
// for in loop
for(int num in numeros){
print(num);
}
for each loop
, que como o próprio nome diz, para cada elemento será realizada alguma operação, veja este exemplo onde usamos o for each
com uma arrow function para imprimir os elementos na tela: List<int> numeros = [0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9];
// for each loop
numeros.forEach((int num)=> print(num));
Já sobre a estrutura de comparação que você comentou, não sei se compreendi muito bem mas você pode estar curioso sobre operador ternário! Se for outro caso, fique a vontade para comentar.
O operador ternário é uma estrutura de comparação, como um if- else, e ele funciona da seguinte maneira:
bool isGeek = true;
isGeek ? print("Sou geek!") : print("Não sou geek.");
Nesse exemplo, estamos criando uma variável boleana (que pode ser verdadeira ou falsa) chamada isGeek
. Nosso operador ternário irá verificar se essa variável é verdadeira, se for True
, então ele executará o que está após a ?
, se for False
, irá executar o que está após os :
.
Espero ter ter ajudado com suas dúvidas, caso tenha restado alguma basta falar. Bons estudos!