Fiquei na dúvida quando devo implementar o try catch e quando devo implementar o throw em meu código e qual a diferença entre ambos.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Fiquei na dúvida quando devo implementar o try catch e quando devo implementar o throw em meu código e qual a diferença entre ambos.
Olá Calixto!
O Try/Catch você utiliza quando já está tratando a exceção.
O throw você utiliza quando quer passar o tratamento da exceção para outra classe.
Oi Calixto,
pelo que entendi do curso e o jeito que utilizo é:
Complementando o que os colegas escreveram.
try/catch: Utiliza para tratar os possíveis problemas(exceções) e já resolvê-los.
throws: Pelo o que entendi depende da hierarquia de exceções (unchecked / checked). Se estiver utilizando uma exceção checked o compilador vai obrigar que vc use o throws "Exceção" na assinatura do método para deixar explícito que ele pode lançar tal exceção. Feito isso vc joga a responsabilidade de resolver a exceção para a pilha. Ou então usa o try/catch e resolve no próprio método.
throw:Para lançar uma exceção, quando a exceção é lançada o código para de executar abruptamente.