Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Quando usar outros sites/softwares de exemplo

Durante todo o curso se falou, que não podemos nos basear em outros sites/softwares para fazer a avaliação heurística, mas em vários momentos do curso, foram usados outros sites/softwares de exemplos. Por exemplo, na avaliação sobre a área dos planos disponíveis na MusicDot, foi usado outro site (do Alura) como exemplo de sugestão para ajustar o problema encontrado (no caso, uma aba se parecia com um botão). Outro exemplo, é referente à consistência de padrões em aplicativos, neste caso foi usado como justificativa que o padrão não estava de acordo com outros apps. Não tive um bom entendimento de quando é possível usar outros sites de exemplo e quando não é possível.

1 resposta
solução!

Boa noite, Awdren!

Então, a linha de raciocínio é mais ou menos assim: "Quem julga é Deus". hahaha A gente pode - e deve - olhar pra outras referências visuais, pegar exemplos, conhecer as heurísticas básicas, se aprofundar nas teorias, tipografias, estudos de caso e todas as ferramentas apresentas - e além. O que eu entendo quando é dito "não usar como exemplo" que você disse é que nós não sabemos quais estudos podem ter sido feitos para alguns casos e se isso se aplica ao nosso produto. Alguns exemplos que são citados em alguns cursos aqui: barras de busca menores e em locais não convecionais e com baixo contraste (como no caso da Steam). Eu vou dizer que a Steam tá errada? Que eles não fizeram um heatmap? Que eles não entedem o produto ou o usuário deles? Acho que esse "não usar de exemplo" é não correr o risco nesse sentido: nem falar "vou fazer igual" nem "não, isso não presta" porque precisamos entender o nosso produto e o nosso usuário para oferecer a nossa solução.

Espero que eu tenha conseguido dar alguma luz sobre a expressão, da forma como eu interpretei! ^^