1
resposta

quando usar left ou right join?

Olá pessoal,
eu ainda tenho muita duvida sobre quando usar right ou left join? Tenho dificuldade de visualizar a diferenca e quando aplicar cada. Atualmente no trabalho elaboro alguns relatorios em SQL e preciso muito aprender a diferenciar cada. Agradeco desde ja a ajuda.

1 resposta

Tudo bem, Luciana? Espero que sim!

Essa dúvida é super comum, vamos lá!

Para diferenciar ambas, revemos o que é cada uma:

• LEFT JOIN retorna todos os registros da tabela da esquerda e apenas os correspondentes da tabela da direita. Quando não houver correspondência, os dados da direita vêm como NULL.

• RIGHT JOIN faz o oposto: retorna todos os registros da tabela da direita e apenas os correspondentes da tabela da esquerda.

Uma dica, é pensar no dia a dia, codando, que quase sempre usamos LEFT JOIN, porque ele é mais intuitivo. Normalmente você parte de uma tabela principal (ex: clientes, pedidos, funcionários) e quer “complementar” informações de outra tabela.

O RIGHT JOIN costuma ser menos usado porque qualquer consulta com ele pode ser reescrita como LEFT JOIN apenas invertendo a ordem das tabelas, o que facilita a leitura e manutenção do SQL.

Então, na prática, sempre pense qual tabela você quer garantir que apareça inteira no resultado. Essa tabela deve ficar à esquerda do JOIN.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!