nos exercicio fiquei com duvida quando faser interfaces e quando nao faser
outra duvida quandi colocar o @FunctionalInterface na interface e quando nao
todos os exercicios pede lambdas mas fiquei com esses duvidas
nos exercicio fiquei com duvida quando faser interfaces e quando nao faser
outra duvida quandi colocar o @FunctionalInterface na interface e quando nao
todos os exercicios pede lambdas mas fiquei com esses duvidas
Bom dia, Maurício! Como vai?
Você deve criar uma interface quando deseja definir um contrato que pode ser implementado por diferentes classes. Isso é útil quando você quer garantir que várias classes forneçam implementações específicas de métodos que você define na interface.
Uma interface funcional é uma interface que contém exatamente um método abstrato. Elas são usadas principalmente quando você deseja passar blocos de código como argumentos para métodos, o que é facilitado pelo uso de expressões lambda. Por exemplo, se você tem uma operação que precisa ser executada em diferentes contextos (como um cálculo ou uma transformação), uma interface funcional pode ser uma boa escolha.
Quando usar a anotação @FunctionalInterface? Você deve usar a anotação @FunctionalInterface
quando deseja garantir que sua interface seja usada como uma interface funcional. Essa anotação não é obrigatória, mas é uma boa prática, pois ajuda a evitar erros acidentais, como adicionar mais de um método abstrato à interface. Além disso, ela melhora a legibilidade do código, deixando claro para outros desenvolvedores que a interface foi projetada para ser usada com expressões lambda.
Exemplo Prático:
@FunctionalInterface
interface Operacao {
int executar(int a, int b);
}
// Implementação usando lambda
Operacao soma = (a, b) -> a + b;
System.out.println(soma.executar(5, 3)); // Saída: 8
Neste exemplo, Operacao
é uma interface funcional porque tem apenas um método abstrato, executar
. A anotação @FunctionalInterface
garante que ela não terá mais métodos abstratos no futuro, e a expressão lambda (a, b) -> a + b
fornece uma implementação concisa para o método executar
.
Espero ter ajudado e bons estudos!
deixa ver se eu entendi lnterface FunctionalInterface so e usada quando for usar a expressão lambda
so posso usar a espressao lambida se usar a FunctionalInterface
e isso
caso nao for utilixmzar a expressao lambda dai eu uso a interface normal
bom e isso que eu entend
Oi, Maurício!
Sobre sua última dúvida: “só posso usar a expressão lambda se usar a FunctionalInterface, é isso?” — vamos esclarecer isso de forma direta:
Você só pode usar expressão lambda em interfaces que tenham exatamente um método abstrato, ou seja, interfaces funcionais. Mas isso não quer dizer que você é obrigado a usar a anotação @FunctionalInterface
.
Veja:
@FunctionalInterface
serve como uma garantia no código — se você colocar mais de um método abstrato na interface, o compilador vai dar erro.Ou seja:
Você pode usar expressão lambda com uma interface funcional mesmo sem a anotação.
Você deve usar a anotação se quiser garantir que a interface continue funcional no futuro (boa prática).