2
respostas

Solução tabelaFIPE

Pelo que foi apresentado no vídeo, eu direcionei uma abordagem um pouco diferente. Primeiro que na classe Principal em vez de criar uma condição para receber o que foi digitado, eu simplesmente pego o que foi inputado na interação e coloco na URL
Acho que na parte de modelos eu fiz um caminho muito longo kkk em vez de declarar a classe dadosModelo como lista, eu criei uma chamada responseModelo que recebe a lista, que volta que dei :(
Outro ponto é que eu tratei todas as listas que criei
Por exemplo:
var opcao = leitura.nextLine();
var json =consumo.obterDados(ENDERECO + opcao + "/marcas");

Outra diferença que notei no meu código é que a cada step da API eu armazenava na classe somente os dados do response JSONe armazenava em uma lista. No fim usei expressão lambda em vez do for para retornar os dados de cada ano
Segue meu codigo no git
https://github.com/caiobilo/TabelaFIPE.git

Exemplo response:
===== Ano: 2010-5 =====
Valor: R$ 22.376,00
Marca: Ford
Modelo: Fiesta TRAIL 1.0 8V Flex 5p
Ano Modelo: 2010
Combustível: Flex
Código FIPE: 003322-7
Mês Referência: dezembro de 2025

===== Ano: 2009-5 =====
Valor: R$ 20.751,00
Ano Modelo: 2009

===== Ano: 2008-5 =====
Valor: R$ 20.244,00
Ano Modelo: 2008

Process finished with exit code 0

2 respostas

Olá Caio! Tudo joia?

Que bacana que você está explorando diferentes abordagens para resolver o desafio da Tabela FIPE! Pelo que você descreveu, você está no caminho certo.

Se você ainda está enfrentando dificuldades ou gostaria de explorar outras abordagens, recomendo verificar a documentação do Spring e exemplos de projetos semelhantes para se inspirar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Ola Armano, bom dia, tudo bom e contigo?

Muito obrigado pelo tempo e resposta no topico. Acredito que dificuldade não muito, o que me pegou mesmo foi a criação direta de uma lista na classe para já receber os dados em forma de lista, em vez de fazer o que fiz, um record que recebe, seguido de uma classe que contem lista. Ficou bem claro pra mim a volta que dei e o que era mais pratico e fácil.