Oi, Vanessa! Como está?
De fato, é um momento bem difícil e me encontro um pouco em suas palavras.
De um tempo para cá, com o agravamento durante a quarentena, tenho sofrido muito com ansiedade e distúrbio do sono, mesmo apesar de fazer psicoterapia e utilizar medicamentos.
Das coisas que me ajudam, quando acordo no meio da noite com ansiedade, é realizar a respiração diafragmática (https://www.youtube.com/watch?v=Waf3kZkpGq4) ou até mesmo meditação guiada (recomendo um podcast do Spotify https://open.spotify.com/episode/7zc7YBwO3xhBH5eqdonIaG?si=sTsiKrDjSv6SNna1IUijfQ). Muitas vezes, se trata de um treino que você deve ir praticando cada vez mais, então no início, naturalmente, será mais difícil, mas depois vai acabar sendo algo mais natural e fácil.
Gosto de pensar, também, que meus pensamentos são um rio e que eu estou a margem dele apenas observando. Isso me dá mais confiança e facilita o processo de treinar sua mente para não sentir os efeitos da ansiedade de forma tão forte.
Gostaria de dizer, também que, não se cobra tanto! Estamos no meio de uma pandemia mundial, é natural que nossa produtividade e nosso corpo sejam afetados, mas nós somos humanos e apenas estamos reagindo de forma normal aos eventos externos. Tenha paciência com você mesmo e saiba que estás fazendo o melhor que pode.
Abraços!