2
respostas

Qual o sentido?

Quem eu sou nesta fase da minha vida?

Sou uma mulher trans finalizando sua transição - professora, esposa em fase de separação, em plena consciência das minhas habilidades mentais, espirituais (em paz), cultivando os poucos amiogos, valorizando minhas experiências ressignificando-as. Em busca de um novo emprego - Gosto bastante de tecnologia e inovação - mas estou com dificuldades de acertar a minha jornada nessa caminhada. Aberta a sugestões de pessoas que também estejam focadas na melhoria como pessoas. Estudante de administração de empresas.

O quanto eu quero experimentar essa dimensão?

Quero experimentar o que me for possivel (sei que parece subjetivo), mas sem angústia, anisedade e tudo com o seu devido tempo. Gostaira muito de trabalhar engajada em grandes empresas no depto de inovação e tecnologia (não R&D ou planejamento estrategico). Meu foco é processos dinâmicos - métodos ágeis, marketing de conteudo, focar em pessoas e na dinâmica do rH inteligente.

Tendo uma quantidade limitada de tempo, energia e recursos, quão importante é essa dimensão em relação aos outros?

Atualmente muito importante. Todas as outras dimensões estão bem organizadas e emocinalmente caminhando. Tanto o espiritual, mental, quanto o familiar estão muito bem. O que pesa é a dimensão profissional - pois são 27 anos lutando pra tentar encontrar a ação mais adedquada. Não soube fazer algumas escolhas no passado com as devidas concessões. Hoje, de certa forma, pago um preco alto por isso. Em media dedico de 3 a 7 horas po dia em função dessa mudança. Parece que nunca acontece. Sempre busco e parece cada vez mais distante.

2 respostas

Olá, tudo bem? Como você gostaria de ser chamada?

Primeiro muito obrigada pelo seu relato inspirador! Sabemos que uma transição de carreira não é fácil, especialmente no contexto de pessoas transexuais.

Pela sua fala, nota-se que já tem uma área de interesse,inovação e gestão e também já sabe que gosta de processos dinâmicos. A partir desse pressuposto, diria que algumas maneiras de acelerar seu encontro com o emprego ideal, seriam:

1) Construir um bom perfil no linkedin

As áreas de tecnologia principalmente, utilizam o Linkedin como plataforma de divulgação das suas vagas, assim você pode começar seguindo empresas as quais gostaria de trabalhar. Aproveitando que está estudando administração, o estágio pode ser uma boa! Além disso, vale a pena tentar compartilhar conteúdo relacionado àquilo que você estuda no momento, ou projetos que participa... Essas ações aumentam as chances de abordagem de recrutadores. O artigo Como fazer um perfil de alta qualidade no Linkedin e atrair mais trabalhos pode te ajudar!

2) Participação em projetos

Buscar se aprofundar em alguma área do seu interesse, conhecendo o que faz cada profissão (agilistas, marketing de conteúdo, etc..) e em quais delas você se vê atuando, é uma maneira de se colocar em movimento e continuar aprendendo, características primordiais em todos os momentos da carreira mas especialmente no início. Dentro da sua realidade, busque por projetos na faculdade, eventos no Linkedin, grupos de estudo.. Aproxime-se da comunidade de pessoas engajadas no conteúdo que você estuda.

Algumas empresas promovem ações de vagas afirmativas com objetivo de aumentar a diversidade das pessoas colaboradoras. A Alura inclusive abre esse tipo de vaga e pode ser útil na hora de se inscrever no processo.

Para além das dicas, desejo forças para continuar na busca, que seguramente não é fácil. As experiências do passado devem ser usadas como reflexão e combustível para a pessoa que queremos ser hoje, por isso, desejo que você consiga direcionar toda sua experiência para construção de uma profissional autêntica no presente.

No mais, gostaria de avisar que esse ambiente fica visível para todos da comunidade Alura e é um espaço aberto ao diálogo das pessoas alunas.

Obrigada pela participação, no que pudermos ajudar, estamos à disposição.

Abraços e bons estudos!

Boa noite Bruna Amaral. Tudo bem?

Pode me chamar de Andréia Cristina ou como ficar mais a vontade. Antes de tudo, obrigada por responder ao relato.

Inspirador é ver como as mulheres tem atuado no mundo nos ultimos 100 anos consquistando seu lugar como sempre foi devido. A nós mulheres trans, cabe dar continuidade a essa luta com o devido respeito e garra. Realmente não é fácil.

Vi seus encaminhamentos e assim como vc, a Tutora Priscila Stuani, sempre que pode me envia sugestões. O artigo Como fazer um perfil de alta qualidade no Linkedin e atrair mais trabalhos ja ahavia lido no atraés do cursos de formação de Brandig pessoal e formação de carreira. O que esta dificil é a recolocação. Já fiz mais de 18 cursos com vcs e finalizando outros 9 cursos, todos em inovação para atuar na área de treinamento, recrutamento e seleção, mas está dificl.

Não consigo visualizar a atividade de Devops na minha praia, pois não ntem nada a ver. Sim o textso Vagas afirmativas, foi bem interessante, assim como a reorganização da página do LinkedIn. Parece que sempre que surge uma oportunidade adequada, está sempre faltando algo.

Eu que agradeço, mais uma vez o seu retorno, e conto com mais orientações e instruções.

Andréia Cristina

Allém das dicas repassadas e o desejo de forças para continuar, agradeço o seu retorno, e procuro entender desta forma (experiências do passado devem ser usadas como reflexão e combustível para a pessoa que queremos ser hoje).

E quanto a visibilidade no ambiente em relação aos outros alunos no que se refere a ser um espaço aberto ao diálogo das pessoas alunas, agradeçoa preocupação, mas quem sabe desta forma consiga assim uma oportunidade ou aprender com outros pontos de vista.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software