Oi Fernanda,
tudo bom ??
Vou considerar que são 4 perguntas bem amplas, ok ? rs
maaaaaas você pode continuar comentando aqui se surgir mais dúvidas, vou tentar responder
1) Tanto Mirrorless quando DSLR são câmeras caras, depende do seu objetivo. Eu fotografo a 6 anos com DSLR, maaaaaaas confesso que tenho um grande interesse por mirrorless, pela qualidade óptica delas e pelo peso. Porém teria que comprar adaptador pois todo meu equipamento é pensado pra DLSR. Eu tenho uma certa resistência a mirrorless, confesso. Elas são leves de mais haha, então tenho medo de estabilidade (o peso das DSLR não é algo tao positivo, mas ajuda muito a estabilizar e não tremer). Eu nunca fiz nenhum evento com uma mirrorless, mas tenho amigos que já fizeram e super elogiaram para foto como também tenho amigos que falaram que a qualidade da DSLR é melhor. Sinto que é muito relativo e vai muito de acordo com o tipo de evento que você quer se especializar e no mundo ideal é legal testar mais de uma vez as duas, pode ser que todos falem bem de uma mas você se adapte melhor a outra. Eu gosto muito do corpo da DSLR e com os anos usando sinto que minha mão encaixa certinho quando fotografo, mas é isso é bem relativo. Tem que testar como você se adapta e também a qualidade delas no computador na hora de finalizar.
2) Existe um tempo médio sim, as câmeras tem tempo de vida que vão de acordo com o seu uso. Contamos pelo obturador e cada câmera "aguenta" uma quantidade, mas isso é relativo. Nao tem um padrão, cada câmera é uma e cada uma aguenta uma quantidade. Depende de como você cuida também, sei que lentes é comum se vender para comprar outra e se ela estiver bem cuidada pode durar a vida toda, mesmo comprando usada.
3) O que eu costumo fazer quando alguém está vendendo uma camera é perguntar quantos cliques já foram feitos (tem um site que faz essa conta, é só jogar lá a ultima foto que você clicou) e também qual era o uso da pessoa, cuidados e afins... Também gosto de testar o equipamento, perguntar se a pessoa me dá alguma garantia.
4) Eu não penso assim, já ouvi muita gente falando que por não termos passado pela questão da revelação do analógico pulamos uma etapa. O celular pula etapas. O que penso é que, voce tem que estudar e entender bem o equipamento, pesquisar referencias e fotógrafos que te agradam (não necessariamente da sua área) e assim seguir o caminho que te agrada. Estamos sempre evoluindo a tecnologia e é difícil passar por tudo que todos já passaram.
Mas eu considero que sim a minha DSLR é uma extensão do meu corpo haha
Alguns cursos e faculdades oferecem revelação, ensinam questões do analógico, sobre ampliação e muitas coisas eu fui aprendendo vivendo e indo atrás
É legal aprender o princípio para assim poder evoluir, como os historiadores, entender o passado para construir o futuro.
Reforço que testaria as duas pra saber qual a melhor pra você.
abraços