Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Qual o equipamento adequado para iniciar

Olá, quero iniciar no mercado fotográfico de forma profissional, algumas dúvidas foram surgindo ao longo do curso....

1) diante das novas perspectivas de que o mercado das mirrorless deve dominar o mercado nos próximos (bem próximos) anos, vale a pena investir em uma DSLR, considerando que o investimento é bem alto.

2) Existe um tempo médio de uso desses equipamentos.

3) Adquirir um equipamento usado, quais os principais cuidados que devemos ter.

4) Iniciar fotografando em uma câmera mirrorless, seria considerado pular uma etapa no aprendizado, tendo em vista que o DSLR é considerada por muitos fotógrafos a verdadeira extensão do corpo. Bem, são dúvidas bem principiantes, mas que gostaria de esclarecer. Obrigada

2 respostas
solução!

Oi Fernanda,

tudo bom ??

Vou considerar que são 4 perguntas bem amplas, ok ? rs maaaaaas você pode continuar comentando aqui se surgir mais dúvidas, vou tentar responder

1) Tanto Mirrorless quando DSLR são câmeras caras, depende do seu objetivo. Eu fotografo a 6 anos com DSLR, maaaaaaas confesso que tenho um grande interesse por mirrorless, pela qualidade óptica delas e pelo peso. Porém teria que comprar adaptador pois todo meu equipamento é pensado pra DLSR. Eu tenho uma certa resistência a mirrorless, confesso. Elas são leves de mais haha, então tenho medo de estabilidade (o peso das DSLR não é algo tao positivo, mas ajuda muito a estabilizar e não tremer). Eu nunca fiz nenhum evento com uma mirrorless, mas tenho amigos que já fizeram e super elogiaram para foto como também tenho amigos que falaram que a qualidade da DSLR é melhor. Sinto que é muito relativo e vai muito de acordo com o tipo de evento que você quer se especializar e no mundo ideal é legal testar mais de uma vez as duas, pode ser que todos falem bem de uma mas você se adapte melhor a outra. Eu gosto muito do corpo da DSLR e com os anos usando sinto que minha mão encaixa certinho quando fotografo, mas é isso é bem relativo. Tem que testar como você se adapta e também a qualidade delas no computador na hora de finalizar.

2) Existe um tempo médio sim, as câmeras tem tempo de vida que vão de acordo com o seu uso. Contamos pelo obturador e cada câmera "aguenta" uma quantidade, mas isso é relativo. Nao tem um padrão, cada câmera é uma e cada uma aguenta uma quantidade. Depende de como você cuida também, sei que lentes é comum se vender para comprar outra e se ela estiver bem cuidada pode durar a vida toda, mesmo comprando usada.

3) O que eu costumo fazer quando alguém está vendendo uma camera é perguntar quantos cliques já foram feitos (tem um site que faz essa conta, é só jogar lá a ultima foto que você clicou) e também qual era o uso da pessoa, cuidados e afins... Também gosto de testar o equipamento, perguntar se a pessoa me dá alguma garantia.

4) Eu não penso assim, já ouvi muita gente falando que por não termos passado pela questão da revelação do analógico pulamos uma etapa. O celular pula etapas. O que penso é que, voce tem que estudar e entender bem o equipamento, pesquisar referencias e fotógrafos que te agradam (não necessariamente da sua área) e assim seguir o caminho que te agrada. Estamos sempre evoluindo a tecnologia e é difícil passar por tudo que todos já passaram. Mas eu considero que sim a minha DSLR é uma extensão do meu corpo haha Alguns cursos e faculdades oferecem revelação, ensinam questões do analógico, sobre ampliação e muitas coisas eu fui aprendendo vivendo e indo atrás É legal aprender o princípio para assim poder evoluir, como os historiadores, entender o passado para construir o futuro. Reforço que testaria as duas pra saber qual a melhor pra você.

abraços

Ótimo, Pamela! Muito obrigada pelos esclarecimentos, você me deu uma idéia ótima, testar antes de adquirir os equipamentos, alugar um equipamento e testar para ser o a mais assertiva possível. Grata pela ajuda