Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Qual a diferença entre ID, class e data-attributes para percorrer o DOM?

Estou pesquisando mas não encontro uma discussão a respeito de qual seria a melhor opção para se percorrer a árvore DOM? Vi que não há problemas em utilizar nenhum dos três, observei que é apenas semântica e que a ID é apenas mais eficiente, porém outros dizem que faz mais sentido utilizar data-attribute por conta da divisão entre class, ID para HTML e CSS e data-attributes para JS.

4 respostas

O artigo do site da Alura explica a diferença sobre o id e class. Clique aqui

Sobre o uso de data attributes, você pode consultar a documentação oficial MDN Web Docs. Clique aqui

Bons estudos.

solução!

Boa tarde Robert, tudo em? Então, realmente não há diferença entre utilizar um ou outro, mas para esta função de percorrer o DOM eu aconselho fortemente utilizar o data-atributes por dois motivos:

1. Convenção: Ao longo do seu aprendizado em programação, você vai ouvir muito isso de convenção, ou seja, da para fazer a mesma coisa de várias maneiras, porém existe uma que a comunidade aderiu como sendo a maneira correta, e é importante já ir se acostumando a utilizar essas convenções, pois faz diferença no futuro, quando por exemplo, você for trabalhar em um projeto com outras pessoas, elas já esperam que você conheça e utilize essas convenções, e fica mais fácil de uma dar manutenção no código da outra, já que todas seguem as convenções.
  2. Evitar erros: Vamos supor que no seu projeto há dois botões, um de adicionar algo, e um de remover, e ambos utilizam a mesma estilização, e portanto, a mesma classe. Perceba que se você utiliza a classe para percorrer o DOM, pode causar erros, já que os botões possuem propósitos diferentes, mas esteticamente são iguais. "Ah Matheus, mas eu posso adicionar uma nova classe em cada um dos botões, para diferencia-los". Ok, mas a medida que seu projeto vai crescendo, você começa a se perder, e não sabe se aquela classe está sendo utilizada só para estilo, ou se é só para o DOM, ou se é para as duas coisas, e começa a ficar confuso e demorado para dar manutenção.

Portante, eu considero importante separar as coisas: Se o meu tem class e data-atributes, eu sei que se por algum motivo eu remover aquela classe, só vou estar deletando o seu estilo, porém a funcionalidade implementada no javascript continua, e vice-versa, se eu removo o data-atribute, eu sei que o estilo vai se manter. "Ah Matheus, eu prefiro utilizar classe ou id no DOM". Ok, então utilize um dos dois no projeto todo, não fique misturando no DOM: Uma hora você chama com a tag HTML, outra hora você chama pelo id, outra hora pela classe...Isso vai deixar o seu código confuso para as outras pessoas que forem visualizar/mexer nele. Espero ter ajudado, essa é minha opinião sobre o assunto. Desculpa pelo textão kkkk abraço. Qualquer dúvida comenta ai.

Cara, muito interessante e irei me aprofundar mais nessas convenções, pois o meu foco é aderir boas práticas não só para as linguagens mas para o meio de trabalho, pois eu quero trabalhar em front, muito obrigado!

Boa Robert, é isso mesmo. A aplicação dessas boas práticas, mesmo em projetos pequenos ou que só você terá acesso, faz uma diferença grande lá na frente, pois você já estará acostumado a trabalhar e desenvolver desta forma, e isto é visto com bons olhos pelas empresas e recrutadores na hora de analisar seu portfólio. Parabéns pela atitude.