Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Qual a diferença entre as tags div e ion?

Bom, geralmente utilizamos as tags ion nas aulas, mas na documentação do IONIC lá é explicado com div, exemplo:

Rodapé criado na aula:

<ion-footer-bar></ion-footer-bar>

Rodapé da documentação:

<div> </div>

Eu queria entender sobre porquê não desenvolver logo com as tags html já de costume, ou até mesmo qual seria a vantagem de utilizar as tags do IONIC. Seria então mas voltada a questões de aplicativos?

3 respostas
solução!

Olá Hélio, tudo bem?

Veja algumas vantagens em se usar as tags do ionic, como por exemplo, no caso do footer que vc mencionou, ele mesmo já cria o componente para você (que no final das contas, vira HTML) e com isso, ele oferece alguns atributos específicos, que no caso do footer ele tem o align-title que alinha o titulo do ropadé para você. Olha aqui a documentação do componente footer (http://ionicframework.com/docs/api/directive/ionFooterBar/)

Você consegue fazer sem? Sim, como você falou, você poderia fazer tudo com HTML, CSS e JS do jeito que você quiser, porém ele está lhe oferecendo mais essa opção.

Outra vantagem legal, é que usando as tags dele, ele vai customizar o componente de acordo com a plataforma que ele está rodando. Não sei se você já chegou nessa parte do curso, mas a gente coloca um botão de voltar entre as telas usando o ion-nav-back-button. Com essa tag ele mesmo personaliza o botão pra gente: No IOS ele coloca de uma maneira e no Android de outra. (http://ionicframework.com/docs/api/directive/ionNavBackButton/)

Então a vantagem de usar as tags do ionic é porque já vem pré configuradas de acordo com cada plataforma?

Bom dia Hélio.

Além de vim pré-configurado, ele disponibiliza alguns atributos extra para você personalizar, como foi o casso do align-title que usei como exemplo.

Cada tag já vem com sua "configuração" e caso você não queira usar, pode usar o HTML/CSS cru como você comentou.

Então essa é a parte legal: Se vc gostou do componente, você pode usar mas caso não tenha gostado pode fazer o seu da maneira que queira.

=D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software