2
respostas

Qual a diferença? df. Shape[0] ou Len(df)

Nos estudos fiquei com uma dúvida:

df.shape[0] 
len(df)

quando utilizar um ou outro?

No exemplo da aula, sobre os tipos de imóveis, as funções retornam o mesmo valor. Posso usar ambas com o mesmo efeito??

n2 = dados[selecao].shape[0]
n2 = len(dados[selecao])
2 respostas

Olá, Vinícius! Tudo bom?

Quando tratamos de um pd.DataFrame ou um numpy.array acontece de termos mais de uma dimensão a ser avaliada, por isso é interessante usar o atributo shape, para verificar todas as dimensões de linhas, colunas e outras mais.

Mas o shape[0] e o len(df) retornam a quantidade de linhas, então possuem a mesma resposta, logo não tem problema permutar entre eles. Mas prefira utilizar um padrão na construção do seu código.

Se em algum momento precisar usar o shape[1] para iterar sobre as colunas, então é interessante padronizar o uso do shape também para as linhas.

Se ainda tiver alguma dúvida, estou por aqui. Ótimos estudos e grande abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Obrigado Marcus!!!

Vou aderir à essa dica: 'adotar um padrão na hora da construção do meu código'. Mas, aqui nos estudos, vou variando a linguagem e descobrindo outras formas de se falar a mesma coisa com códigos diferentes, reforçando assim meu aprendizado.

um abraço!!!