1
resposta

Quais são suas preocupações quando falamos de inovação em geral e inovação tecnológica?

Trabalho como assessor jurídico e tenho por hábito uma constante atualização, em razão das rápidas mudanças que frequentemente ocorrem em minha área profissional. Todavia, minha preocupação em me manter atualizado teve um significativo aumento com as rápidas inovações tecnológicas que estão acontecendo no âmbito do Direito, assim como em outras áreas. Como lidar com as novas fontes de prova processual em ambiente virtual? Como utilizar a inteligência artificial como forma de aprimoramento profissional? Como todas essas invenções vão impactar na minha rotina profissional, e como posso me adaptar de forma mais rápida e segura.

1 resposta

Entender e se adaptar às mudanças tecnológicas no Direito pode parecer um desafio grande, mas, com algumas dicas, esse processo pode ser bem mais tranquilo.

Primeiro, sobre as novas fontes de prova no ambiente virtual: aqui a questão é entender o básico da tecnologia por trás das provas digitais e o que o processo precisa para que essas provas sejam aceitas. Estamos falando de elementos como autenticação, integridade dos dados, e, claro, a legalidade da obtenção de cada prova. Ficar de olho em cursos e webinars sobre direito digital, especialmente os que falam sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e cibersegurança, pode ajudar muito.

Agora, sobre a inteligência artificial: ela pode ser uma baita aliada no seu trabalho. Desde análise de contratos mais rápidos até revisões de documentos e busca por jurisprudência, as ferramentas de IA podem economizar horas do seu dia e reduzir riscos de erro humano. Para usar a IA de forma segura, a dica é começar com as ferramentas mais consolidadas no mercado e ir entendendo o básico de como elas funcionam e quais dados são coletados. Assim, você fica por dentro dos recursos sem comprometer a segurança das informações dos clientes.