8
respostas

Quais são os empecilhos que o Waterfall pode trazer ao desenvolver um Software?

O método Waterfall deixa o projeto engessado e no desenvolvimento de software alterações e melhorias podem surgir ao longo do desenvolvimento. Deve-se considerar também que vivemos em um mundo de mudanças rápidas, principalmente das ligadas a informação e tecnologia, então ao desenvolver um software os envolvidos precisam se atentar se essas mudanças impactam e causam mudanças no produto, principalmente se alguma funcionalidade que está a se pensar pode ser tornar obsoleta já no lançamento. Então um método de gerenciamento que permita a aplicação dessas possíveis mudanças deve ser utilizada.

8 respostas

Excelente Caroline,

Entendo que o modelo Waterfall possa ser vantajoso pela definição de processos, no entanto, como você bem mencinou, isso pode impactar no dinamismo e qualidade das entregas, sendo assim, os métodos ágeis veio para suprir esse gargalo.

Obrigada por compartilhar. =)

O método Waterfall acaba deixando o projeto mais regido e acima de tudo aumenta o seu custo. Já que teremos que ficar amarrados a fases já aprovadas e acaba que podem surgir novas demandas com um impacto maior no desenvolvimento e assim acaba deixando o cliente insatisfeito e o projeto começa a perder credibilidade.

Concordo com a Priscila, ao escolher a abordagem seja ela waterfall ou ágil, você terá vantagens e desvantagens. Você pode também adotar uma abordagem mista, assim minimizando as desvantagens.

O método tradicional busca focar na fase de planejamento para que as mudanças de escopo ou requisitos sejam evitadas nas fases de desenvolvimento. Enquanto a metodologia ágil trabalha com processos de inspeção e adaptação, focando na real necessidade do cliente. Novas exigências e funcionalidades podem surgir durante o desenvolvimento do projeto.

falta de precisão ao passar uma estimativa/valor para o cliente

falta de precisão ao passar uma estimativa/valor para o cliente

Trabalho em banco, que é um nicho de mercado onde há muitas regulamentações que estão em constante alteração. Isso muitas vezes é um problema se utilizado waterfall, pois deixa o processo muito engessado e as vezes precisamos descartar boa parte do que já foi feito.

Bom dia, Caroline. Complementando a discussão acima, acredito que para o êxito do método de waterfall seja necessário ter clientes já muito maduros em projetos. É necessário ter todas as fases muito bem delimitadas e a visão final do produto muito bem estruturada. Além disso, somente se passa para outra fase após aprovação da fase atual. Os clientes precisam estar preparados para absorver essa demanda.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software