1
resposta

Quais são as perguntas interessantes para fazermos e conhecermos mais sobre as pessoas?

Basicamente podemos utilizar a ferramenta mapa de empatia para nortear as perguntas a serem feitas, só elaborando de uma forma mais didática:

O que você pensa ou sente? O que realmente conta, principais preocupações... O que vc escuta? O que amigos, dizem, o que o seu chefe fala, o que influenciadores dizem... O que você vê? Ambientes, amigos, o que o mercado oferece... O que ele fala e faz? Atitude em público, aparência, comportamento com outros... Dores? Medos, frustrações, obstáculos... Necessidades? Desejos, formas de medir sucesso, obstáculos...

Também como Hobbies - O que você curte fazer nas suas horas vagas? Características físicas - Dados antropométricos?

1 resposta

Olá Victoria, tudo bem? Espero que sim!

Parabéns pela reflexão!

Quando estamos planejando uma pesquisa, principalmente entrevistas, temos que considerar que tipo de produto estamos desenvolvendo e o grupo de pessoas para quem queremos oferecê-lo. Por isso, sempre devemos pensar em perguntas direcionadas a conhecer melhor os usuários que estão sendo entrevistados, entender suas dores e trazer também algumas questões relacionadas ao produto, para saber a percepção que o (a) entrevistado (a) tem em relação ao que estamos desenvolvendo. Por exemplo: se estamos desenvolvendo um aplicativo para uma franquia de cinemas, podemos trazer perguntas como "você utiliza muitos aplicativos no seu dia a dia?", "onde você costuma procurar a programação do cinema?", "você confia comprar ingressos pela internet? Por que?".

Uma dica: temos que tomar um cuidado especial com o conjunto de perguntas que escolhemos e a forma que as estruturamos, pois elas precisam ser bem compreensíveis. Se for preciso, podemos colocar as questões em um contexto para que a pessoa entrevistada entenda de forma mais rápida =)

É isso aí Vitoria! Mandou bem!

Qualquer dúvida, estamos por aqui.

Até mais!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software