Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Proto-persona

Então a proto-persona é usada quando não temos tempo de aplicar uma pesquisa já que precisaremos fazer suposições do possível usuário?

Em que situações não conseguimos fazer uma pesquisa prévia antes de começar um projeto?

Se eu faço uma pesquisa não preciso fazer a proto-persona? Não correr perigo de ter muito achismos sobre o usuário?

3 respostas
solução!

Fala Diego! Boas indagações.

Fazer uma pesquisa de mercado é um trabalho que muitas vezes é bastante caro e demanda tempo. É comum que os prazos sejam apertados e não haja verba para tal.

A proto-persona pode ser gerada com base em dados de pesquisa mas podem também ser feita como um exercício de empatia e de nos colocarmos um pouco no lugar do usuário. Isso envolve um mergulho, uma pesquisa em seu universo que, normalmente, é diferente do nosso.

É claro, sempre estaremos partindo de algumas noções pessoais e achismos, mas no processo de construção da persona, essa pesquisa e esse exercício de empatia pode te trazer muitas descobertas e insights a respeito do seu público-alvo.

No caso de não ter uma pesquisa fundamentando mais profundamente, você terá sempre esse exercício de empatia e conhecimento à disposição para te ajudar a tomar suas decisões.

Espero ter ajudado.

Um abraço!

Muito obrigado.

Eu enxergo como sendo uma tarefa adicional à pesquisa. Mesmo pesquisando pode ser que alguns insights não fiquem tão claros.

Eu vejo esse exemplo quando por exemplo eu mando meu formulário de briefing feito no Google Forms para coletar dados de pessoas que querem comprar meu serviço de criar sites. Ainda assim, às vezes preciso fazer suposições e "arriscar" a aprovação do cliente ou perguntar mesmo.

E várias vezes o cliente não tem ideia de quem é o usuário dele ou de como impactar positivamente. Dai me resta argumentar.

Acho que muitas vezes isso é um trabalho de formiguinha, impera muito ainda aquela ideia de que o site deve ser feito conforme o gosto de quem contratou, mas é bacana mostrar para o cliente que talvez modelar pensando no usuário (e possível cliente dele) seja o ideal.