Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Propósito de cunho social

Olá.

Sinto que o propósito do Lucas (protagonista da história sendo contada no curso) está seguindo para uma rota de cunho mais social. Sinceramente, não sei se isso conseguiria ser ajustado dentro de uma empresa. Quando ele tinha o propósito de transmitir seus conhecimentos para auxiliar outros da empresa a crescer, sinto que aí ele tinha um propósito mais alinhado ao lado empresarial. Agora, ele está se voltando mais para o "externo" à empresa. Neste caso, acho que ele deveria refletir se o propósito dele não caberia em um trabalho voluntário, em ajudar em uma ONG ou comunidade próxima a ele. Seria algo a ser feito fora do horário de trabalho. Soa meio insensível, mas é que, para mim, as duas coisas já não estão em sintonia.

1 resposta
solução!

Olá, Matheus, tudo bem?

Obrigada pelo questionamento.

O storytelling apresentado no curso serve de guia para que entendamos com mais simplicidade como aquilo pode ser aplicado. Nesse caso, como você não viu relação entre o propósito dele e o seu trabalho, a pergunta deve ser "como fazer para encaixar o meu propósito dentro da oportunidade que tenho no momento (no caso o trabalho)?"

É importante que tragamos sempre para nossa realidade, que se apresenta no momento. Concordo com você que, caso seja necessário, Lucas deve mudar de rumo e procurar outros lugares mais alinhados àquilo que quer. Porém, na nossa realidade, muitas vezes somos submetidos a contextos não ideais e precisamos alinhar propósitos. Nessa hora, usamos nossa capacidade de abstração e tentamos fazer conexões entre aquilo que somos bons e aquilo que precisamos fazer. Reconhecer nossas forças e fraquezas e tentar utilizar isso a nosso favor na hora de tomar decisões.

Obrigada pela participação! Quaisquer dúvidas, estamos à disposição.

Se essa resposta te ajudou, marque como solução ✓. Bons estudos!