1
resposta

Projetos

A definiçao de projeto dada na aula é mesma que um esforço temporario, com inicio e fim determinado para criaçao de um serviço ou bem exclusivo? No caso da ITIL, o serviço engloba o projeto, a ITIL teria uma visao maior(da gestao de projetos do pmi) do todo? Como estudo p concursos, nao consigo nao associar os dois assuntos. as vezes me confundo.

1 resposta

Caro César,

Obrigado pela sua postagem!

Sua dúvida é bem pertinente, e é bem comum em diversas pessoas que estudaram as melhores práticas de ITIL e do PMBOK do PMI.

Na essência a definição de projetos do PMI prevalece em parte da adoção das práticas de ITIL, pois um dos focos do PMI é o desenvolvimento de projetos para geração de entregas (produtos e serviços). Ou seja, tudo tem início, meio e fim numa visão temporal pré-definida pelo escopo do projeto.

Por outro lado, podemos ter um projeto de implantação de práticas ITIL numa organização e/ou de planos de ações de melhorias na forma de projetos dentro de um ciclo de execução das práticas ITIL já implantadas.

Além disso, quando implantamos ITIL estamos buscando algo mais continuado e abrangente que um projeto.

Por exemplo, imagina que adotemos o ITIL para nos apoiar a gerenciar operações continuadas de um Central de Serviços de um Call-Center, ou seja, aqui usaríamos o ITIL para levar uma organização a um grau de qualidade que permita o uso eficaz e eficiente de todos os produtos e serviços e infraestrutura de TI, sempre com foco de atendimento contínuo às necessidades dos clientes e usuários.

Em suma, as práticas do PMBOK ajudam em parte, mas não na totalidade da implantação do framework com as práticas do ITIL.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software