1
resposta

projeto task

Boa noite! Estou acompanhando as aulas do curso Flutter - Aplicando Persistência de Dados, e durante o desenvolvimento do meu projeto me deparei com um problema.

Ao iniciar a aplicação, a tela inicial (InicialScreen) entra em um loop infinito. Para investigar, adicionei alguns prints e percebi que a execução está travando no trecho onde o estado é ConnectionState.waiting.

Fiz outro teste: quando dou um hot reload, todos os itens salvos carregam normalmente. Estou compartilhando meu repositório no GitHub e gostaria de pedir a ajuda de vocês para resolver isso.

Antes de seguir para o desafio, quero muito entender e corrigir esse comportamento. Sei que posso parecer meio chato por querer resolver tudo antes de avançar, mas fico incomodado em seguir adiante sabendo que tem algo errado no projeto Não sei se isso é bom ou ruim para um desenvolvedor, mas conto com a ajuda de vocês!

https://github.com/donsilva-dev/task.git

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeEstou usando o vsc, dependencia device preview para emular um dispositvo.

1 resposta

Olá, Douglas! Boa noite!

De "chato" você não tem nada, pelo contrário! Essa sua proatividade em querer entender e resolver os problemas antes de seguir em frente é uma característica excelente para um desenvolvedor. É justamente essa curiosidade e a busca por soluções que te farão um profissional ainda melhor. Parabéns por essa mentalidade!

Sobre o seu problema de loop infinito e o ConnectionState.waiting na InicialScreen, especialmente ao iniciar a aplicação, mas funcionando no hot reload, isso geralmente indica um problema na forma como a inicialização assíncrona está sendo tratada, ou como a reconstrução do widget (build) está reagindo ao estado da conexão.

Pelo seu relato, as causas mais comuns para esse tipo de comportamento são:

1. Chamada de Função Assíncrona no Lugar Errado: Chamar uma função assíncrona (como uma leitura de banco de dados ou API) diretamente no build do widget sem um FutureBuilder ou StreamBuilder adequado, ou sem gerenciar o ciclo de vida corretamente (initState, dispose), pode levar a rebuilds contínuos.

2. Estado Mal Gerenciado: Um setState sendo chamado repetidamente em um loop ou uma condição que nunca é satisfeita, fazendo com que o widget seja reconstruído infinitamente.

3. Future/Stream não Atualizado: Se o Future ou Stream que seu FutureBuilder/StreamBuilder está observando não for o mesmo objeto após um rebuild, ele pode re-executar a operação assíncrona. Isso é um erro comum: criar um Future novo dentro do método build. O Future deve ser criado uma única vez, preferencialmente no initState ou passado de um widget pai.

Analisando o seu repositório que você compartilhou (https://github.com/donsilva-dev/task.git), vou verificar o código da InicialScreen e como você está gerenciando a leitura dos dados.

Sugestões enquanto analiso (ou se você quiser dar uma olhada antes):

Verifique onde o Future é criado: Se você usa um FutureBuilder, certifique-se de que o future que ele espera não está sendo criado dentro do método build da sua InicialScreen. Ele deve ser criado uma única vez no initState ou fora do build (como um campo final da classe State).

// Exemplo de como DEVE ser:
class _InicialScreenState extends State<InicialScreen> {
  late Future<List<Task>> _tasksFuture; // Declare o Future

@override
  void initState() {
    super.initState();
    _tasksFuture = TaskDao().findAll(); // Inicialize no initState
  }

@override
  Widget build(BuildContext context) {
    return Scaffold(
      // ...
      body: FutureBuilder<List<Task>>(
        future: _tasksFuture, // Use o Future criado uma vez
        builder: (context, snapshot) {
          // ...
        },
      ),
    );
  }
}

Logs mais detalhados: Adicione mais print statements dentro do FutureBuilder, especialmente dentro de cada ConnectionState (none, waiting, active, done) para ver exatamente qual estado está se repetindo.