Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Projeto: Sistema de Alerta para Ideação Suicida e Depressão com NLP - PARTE II

Projeto: Sistema de Alerta para Ideação Suicida e Depressão com NLP

Por Ricardo Costa Val do Rosario e CoPilot 365

**4.2 Diagrama de Fluxo Simplificado**

plaintext +---------------+ +---------------------+ +-----------------+ | Input Text | --> | Pré-processamento | --> | Vetorização e | | (Mensagens/ | | (Tokenização, | | Cálculo de TF- | | Registros) | | Normalização, N-grams)| | IDF e Score | +---------------+ +---------------------+ +--------+--------+ │ │ +---------▼---------+ | Emissão de | | Alertas & | | Dashboard | +-------------------+

5. Interface de Visualização para Alertas

5.1 Visão Geral da Interface

A interface foi pensada para oferecer uma visualização clara e concisa dos alertas, facilitando uma rápida avaliação dos riscos pelos profissionais.

Os principais elementos são: Menu Lateral (Navigation Panel): - Dashboard: Visão geral dos alertas em tempo real. - Histórico de Alertas: Lista de alertas passados com filtros por data, nível de risco e paciente (caso haja essa integração).

Configurações: Permite ajustar thresholds, pesos e atualizar o vocabulário.
Feedback: Módulo para que os profissionais reportem falsos positivos/negativos e sugiram melhorias.

Painel Principal (Main Panel): Tabela de Alertas Recentes: Exibe colunas como: - D do Alerta - Data/Hora - Score de Risco

Trecho do Texto: Com as expressões relevantes destacadas 
(por exemplo, em vermelho para termos primários e em amarelo para os secundários).
  • Nível do Alerta: Indicadores visuais (ícones ou cores) que sinalizam se o alerta é crítico ou moderado. Detalhamento do Alerta: Ao clicar em um alerta, abre-se um painel ou modal com:

• A análise completa do texto. Um breakdown dos termos identificados e seus respectivos pesos.
  • Sugestões de ação (por exemplo, “Revisar imediatamente” para alertas críticos).

5.2 Exemplo de Layout da Interface

Cabeçalho:

Sistema de Alerta para Risco Psicológico [Perfil]
Menu Lateral:

| Dashboard | | Histórico | | Configurações | | Feedback |

Painel Principal (Alertas Recentes):

markdown

IDData/HoraScoreTrecho do Texto (com Destaques)Nível
10105/06/2025 14:308.75"Não aguento mais, vou me matar."Crítico
10205/06/2025 15:104.20"Hoje será meu último dia aqui, me perdoem."Crítico
10305/06/2025 15:453.10"Estou desanimado demais e sem vontade..."Moderado

Painel de Detalhamento (Modal/Popup ao clicar num alerta):

plaintext

Alerta ID: 101 - Data/Hora: 05/06/2025 14:30

Trecho completo: "Não aguento mais, vou me matar e cansei de tudo."

Análise dos Termos Identificados:

• "vou me matar" (Peso: 3.0) – Termo primário
  • "não aguento mais" (Peso: 2.5) – Termo primário
  • "cansei de tudo" (Peso: 1.5) – Termo primário

Score Total: 8.75

Recomendações: Verificar imediatamente o pacienteAgendar consulta com equipe de saúde mental

[Botão: Fechar] [Botão: Registrar Feedback]

5.3 Visual e Usabilidade • Cores e Ícones: Utilize um sistema de cores para os níveis de risco: o Vermelho: Alerta crítico o Amarelo/laranja: Alerta moderado o Verde ou cinza: Sem alerta relevante naquele momento • Responsividade: A interface deve ser responsiva, podendo ser acessada de desktops e dispositivos móveis pelos profissionais em campo. • Interatividade: Possibilidade de pesquisar alertas por palavras-chave, filtrar por data ou paciente e exportar relatórios para análises futuras.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas
solução!

Oi, Ricardo! Tudo bom?

Incrível o nível de detalhamento que você colocou no seu projeto! Você demonstrou uma grande capacidade de estruturação, criando uma abordagem clara e lógica para o fluxo de dados e alertas. Além disso, sua preocupação com usabilidade e experiência do usuário é notável, garantindo que os profissionais possam interagir de forma intuitiva com os alertas.

Fico feliz que esteja elaborando essas soluções para impactar positivamente em um diagnóstico, ainda mais que estamos presenciando uma crescente de casos de depressão, ansiedade e síndrome do pânico em nossa sociedade. Como podemos observar nessa notícia que saiu em maço desse ano:

Dois apresentadores de notícias discutem problemas de saúde mental no Brasil, destacando os casos crescentes de ansiedade e depressão que afetam o absenteísmo no local de trabalho.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

DanielConfesso que este projeto é um dos melhores já realizados. Suas palavras me deixam muito satisfeito.Agradeço pela leitura recomendada.