não sei se aqui é o lugar certo para perguntar sobre isso, mas estou em dúvida qual é na prática a diferença entre essas duas carreiras.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
não sei se aqui é o lugar certo para perguntar sobre isso, mas estou em dúvida qual é na prática a diferença entre essas duas carreiras.
Olá, Ana, como vai?
Sua dúvida é muito comum e pode ajudar outras pessoas que também estão escolhendo um caminho na área de dados. Na prática, a principal diferença está no foco de atuação de cada carreira. A pessoa analista de dados trabalha transformando dados em informações para apoiar decisões de negócio. É comum utilizar ferramentas como SQL, Power BI, Excel e Python para criar consultas, dashboards e análises.
Já a pessoa cientista de dados costuma atuar em problemas mais complexos, desenvolvendo modelos estatísticos e de aprendizado de máquina para realizar previsões ou identificar padrões. Além da análise de dados, essa carreira exige um conhecimento mais aprofundado de matemática, estatística e Machine Learning.
Por exemplo, uma pessoa analista pode criar um painel mostrando a evolução das vendas de uma empresa e identificar quais produtos tiveram melhor desempenho. Uma pessoa cientista de dados pode desenvolver um modelo capaz de prever as vendas dos próximos meses ou estimar quais clientes têm maior chance de cancelar um serviço.
Qual tipo de atividade desperta mais o seu interesse: analisar dados para gerar insights de negócio ou criar modelos preditivos utilizando estatística e inteligência artificial?
Espero que essa comparação ajude na sua decisão. O fórum está à disposição caso queira conversar mais sobre essas carreiras ou tirar outras dúvidas.