Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

[Dúvida] Análise de dados no suporte

Pessoal boa noite, poucas foram as vezes em que eu vi a análise de dados sendo usada pelo suporte, na verdade eu vi o líder técnico usando o Power BI para fazer a análise dos funcionários e da empresa no mês...mas agora digam se alguém me pedisse para configurar ou mexer no Power BI ou sei lá fazer uma análise dados para um cliente, isso seria pertinente ao suporte?

Penso que não...mas no sim ou no não qual são as matérias da análise de dados que seriam pertinentes ao suporte? Respondam essa pra mim por favor...

2 respostas

Oi, estudante, como vai?

A análise de dados pode, sim, aparecer no contexto de suporte, mas isso depende bastante do tipo de suporte e das responsabilidades da equipe. O exemplo do Power BI que você trouxe é mais voltado para análise gerencial, como acompanhar indicadores de desempenho, produtividade e outros dados da empresa. Nesse cenário, o suporte pode ser responsável por fornecer ou organizar os dados, mas não necessariamente por fazer toda a análise.

Agora, dentro da rotina de suporte, análise de dados aparece de um jeito mais aplicado e prático. Ler e interpretar logs, entender métricas de chamados (tempo médio de resposta, taxa de reabertura de tickets, volume por categoria), usar planilhas para identificar padrões de erros recorrentes, isso sim é comum. Saber ler um dashboard já pronto, entender o que os números significam e comunicar isso para o time também é uma habilidade importante, mesmo sem ser você quem construiu a análise. Conhecimento básico de Excel ou Google Sheets, lógica de filtros e agrupamento de dados, e noção de indicadores (KPIs) de atendimento tendem a ser mais úteis no dia a dia do que dominar a ferramenta de BI em si.

O fórum está à disposição caso surjam mais dúvidas.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá tudo bem? Gostei da sua resposta, achei interessante...mas assim, digo a respeito de um cliente pedir para eu mexer nisso pra ele...por exemplo uma configuração ou lógica mal encaixada...ou até ele pedir para fazer alguma análise ou programação que ele não tenha conseguido...é mais ou menos isso que eu estava perguntado...por isso estou falando que é dentro da área de help-desk/suporte, explicando melhor.