Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Projeto] Sessão 5 - Faça como eu Fiz

Bom dia, aqui eu substituí o MaxPool2d por duas outras funções de pooling disponíveis no PyTorch.

Primeiro, usei o AvgPool2d, para reduzir a informação e calcular a média dos valores presentes em cada janela analisada.

Depois, o AdaptiveMaxPool2d, para ver algo um pouco diferente: em vez de definir diretamente o tamanho do kernel e o stride, eu informei o o tamanho desejado para a saída. No exemplo, eu configurei uma saída de 2 x 2.

porque desse jeito eu comparei diferentes estratégias de subamostragem e pude vizualizar e de certa forma entender como cada tipo de pooling reduz as dimensões espaciais preservando diferentes características do mapa de ativação.

vou colocar aqui o link do meu código: https://github.com/Moquiuti/Redes-Neurais-Convolucionais-Deep-Learning-com-PyTorch/blob/main/Outras_Camadas_Pooling_Alternativos.ipynb

1 resposta

Oi, Leandro! Como vai?

Que projeto legal que você trouxe. Substituir o MaxPool2d por outras funções de pooling disponíveis no PyTorch foi uma escolha muito didática, e deu para perceber que você realmente se aprofundou no tema.

Gostei da sua análise comparativa entre o AvgPool2d e o AdaptiveMaxPool2d. Você não apenas testou as duas funções, mas também explicou de forma clara a diferença na lógica de cada uma: enquanto o AvgPool2d calcula a média dos valores dentro de cada janela para reduzir as dimensões, o AdaptiveMaxPool2d permite que você defina diretamente o tamanho desejado para a saída, como a configuração 2x2 que você utilizou, sem precisar especificar o kernel e o stride manualmente. Essa distinção é fundamental para entender como diferentes estratégias de subamostragem preservam características distintas do mapa de ativação.

Como dica, vale a pena aplicar esses diferentes tipos de pooling sobre a mesma entrada e comparar visualmente os mapas de ativação resultantes.

Continue explorando e compartilhando seus experimentos por aqui. A comunidade aprende muito com esse tipo de iniciativa. Bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!