1
resposta

Projeto redução de viés

Estou trabalhando em um projeto de previsão de carga do sistema elétrico.

O operador nacional do sistema ONS ja disponibiliza um modelo de previsao horaria bem ajustado para 5 dias a frente, porem , esse modelo apresenta um desvio significativo do realizado, por questoes de temperatura principalmente.

Temos um banco de dados com um grande historico de previsoes e gostaria de entender , qual melhor abordagem eu posso utilizar para produzir um modelo em py que me ajude a reduzir o erro dessas previsao horaria que a ONS ja disponibiliza, e quais os cursos e scripts na plataforma mais podem me ajudar com esse projeto

Agradeço desde ja !

1 resposta

Oi, Arthur! Como você está?

Parece que você tem um projeto interessante em mãos!

Com base em sua descrição, parece que você está tentando melhorar a precisão de um modelo de previsão existente. Uma abordagem possível seria usar técnicas de aprendizado de máquina para criar um modelo que possa prever o erro do modelo existente e, em seguida, ajustar as previsões do modelo existente com base nessas previsões de erro.

Nesse Alura+, o Guilherme explica sobre a regressão e casos em que ela se aplica. Caso faça sentido para você, há recomendações de cursos na descrição do vídeo.

Também seria interessante investigar conceitos de análise de séries temporais. Vou deixar aqui alguns artigos que falam sobre isso. No final de cada um, há recomendações de cursos, também:

Boa sorte em seu projeto, Arthur. Espero ter ajudado!

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!