Olá pessoal, boa tarde!
Estou me aventurando na criação de um código que me permita fazer algumas formatações em um arquivo da bíblia, o qual será inserido em um aplicativo específico para pessoas com deficiência visual fazerem a leitura em Braille. Para isso, separei os livros da Bíblia em arquivos .txt e salvei cada um deles em uma única pasta . O que quero fazer é:
- criar um cabeçalho conforme o exemplo: "PAS#01-Genesis', sendo que o número e o nome serão definidos de acordo com o nome do arquivo em questão;
- separar os versículos por linhas, pois em uma mesma linha pode conter dois ou mais versículos;
- identificar o número de cada capítulo;
- inserir o número do capítulo seguido por ":" à frente de cada versículo a qual pertence, como: (capítulo 01, versículo 30) 1:30;
Abaixo segue o código que estou usando mas que não tem dado resultado e também um exemplo de como está o arquivo e outro de como quero que fique.
Meu código
const fs = require('fs');
const path = require('path');
const pasta = 'C:\\Users\\Paula\\OneDrive\\Área de Trabalho\\Pastoral';
fs.readdir(pasta, (err, arquivos) => {
if (err) throw err;
arquivos.forEach(arquivo => {
if (arquivo.endsWith('.txt')) {
fs.readFile(path.join(pasta, arquivo), 'utf8', (err, conteudo) => {
if (err) throw err;
const sentencas = conteudo.split(''); // Divide o texto em linhas
sentencas.forEach(sentenca => {
const regex = /(\d+)([a-zA-Z])/g; // Regex para encontrar números seguidos por letras
const matches = sentenca.match(regex);
if (matches) {
matches.forEach(match => {
console.log(match); // Exibe cada número seguido por letras
});
} else {
// Se não houver matches, imprime a sentença original
console.log(sentenca);
}
});
});
}
});
});
Como está:
GÊNESIS 1 A humanidade, ponto alto da criação — 1No princípio, Deus criou o céu e a terra. 2A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas. 3Deus disse: “Que exista a luz!” E a luz começou a existir. 4Deus viu que a luz era boa. E Deus separou a luz das trevas: 5à luz Deus chamou “dia”, e às trevas chamou “noite”. Houve uma tarde e uma manhã: foi o primeiro dia. 6Deus disse: “Que exista um firmamento no meio das águas para separar águas de águas!” 7Deus fez o firmamento para separar as águas que estão acima do firmamento das águas que estão abaixo do firmamento. E assim se fez. 8E Deus chamou ao firmamento “céu”. Houve uma tarde e uma manhã: foi o segundo dia. 9Deus disse: “Que as águas que estão debaixo do céu se ajuntem num só lugar, e apareça o chão seco”. E assim se fez. 10E Deus chamou ao chão seco “terra”, e ao conjunto das águas “mar”. E Deus viu que era bom. 11Deus disse: “Que a terra produza relva, ervas que produzam semente, e árvores que deem frutos sobre a terra, frutos que contenham semente, cada uma segundo a sua espécie”. E assim se fez. 12E a terra produziu relva, ervas que produzem semente, cada uma segundo a sua espécie, e árvores que dão fruto com a semente, cada uma segundo a sua espécie. E Deus viu que era bom. 13Houve uma tarde e uma manhã: foi o terceiro dia.
Como quero que fique: PAS#01-GÊNESIS 1:1 No princípio, Deus criou o céu e a terra. 1:2 A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas. 1:3 Deus disse: “Que exista a luz!” E a luz começou a existir. 1:4 Deus viu que a luz era boa. E Deus separou a luz das trevas: 1:5 à luz Deus chamou “dia”, e às trevas chamou “noite”. Houve uma tarde e uma manhã: foi o primeiro dia. 1:6 Deus disse: “Que exista um firmamento no meio das águas para separar águas de águas!” 1:7 Deus fez o firmamento para separar as águas que estão acima do firmamento das águas que estão abaixo do firmamento. E assim se fez. 1:8 E Deus chamou ao firmamento “céu”. Houve uma tarde e uma manhã: foi o segundo dia. 1:9 Deus disse: “Que as águas que estão debaixo do céu se ajuntem num só lugar, e apareça o chão seco”. E assim se fez. 2:1 Assim foram concluídos o céu e a terra com todo o seu exército. 2:2 No sétimo dia, Deus terminou todo o seu trabalho; e no sétimo dia, ele descansou de todo o seu trabalho. 2:3 Deus então abençoou e santificou o sétimo dia, porque foi nesse dia que Deus descansou de todo o seu trabalho como criador. 2:4 Essa é a história da criação do céu e da terra. Quando Javé Deus fez a terra e o céu,
Se puderem me ajudar a encontrar o que falta, ficarei muito grata!