4
respostas

[Projeto] [PROJETO] Automatizar atendimento de loja Shopify utilizando IA

Olá, Pessoal. Tudo bem com vocês? Estou planejando criar uma automação no MAKE, semelhante à automação desenvolvida no curso, mas que responda dúvidas sobre produtos de uma loja na Shopify. Diante disso, eu tenho algumas dúvidas. Gostaria de saber se seria possível desenvolver essa automação no MAKE e como eu poderia integrar os dados da loja shopify com o módulo Groq, pois são mais de 90 mil produtos.

4 respostas

Oi, Nilson! Como vai?

Sim, é possível montar essa automação no Make, mas de forma estratégica e leve — sem precisar carregar todos os 90 mil produtos da Shopify de uma vez.

Caminho ideal:

1. Crie uma automação no Make que receba a pergunta do cliente (via WhatsApp, chat ou e-mail).
  2. Conecte ao Shopify e busque apenas o produto relevante usando filtros ou palavras-chave (ex.: título, tag, SKU).
  3. Envie esses dados filtrados (titulo, preço, estoque, descrição) para o módulo Groq, para gerar a resposta com base nessas informações.
  4. Retorne a resposta ao cliente formatada pelo mesmo canal de entrada.

Dica: se quiser otimizar, salve um resumo dos produtos em um Data Store ou planilha, para o Make consultar rapidamente sem depender sempre da API do Shopify.

Esse fluxo já cumpre seu objetivo: responder dúvidas com IA usando o Groq, sem sobrecarregar o sistema com o catálogo completo.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico a disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Certo. E como eu poderia armazenar as informações dos produtos da shopify? Eu pesquisei e vi que um banco vetorial poderia ser aplicado, mas gostaria de saber vários caminhos para que eu possa começar pelo menos complicado, sabe.

1. Exportar direto da Shopify (modo fácil)

Vá em Admin → Produtos → Exportar

Escolha Todos os produtos e exporte em CSV

Abra o arquivo no Excel ou Google Sheets

Ideal para: quem só quer visualizar e filtrar produtos rapidamente.
Não precisa programar nada.

1. Usar um banco de dados local (SQLite)

Com poucas linhas em Python, dá pra salvar seus produtos em um banco SQLite.

1. Banco vetorial (para IA e busca inteligente)

Se você quiser dar um passo além — criar recomendações ou buscas semânticas (“produtos parecidos com X”) — use embeddings e um banco vetorial como Chroma
Resumo rápido
Nível Solução Ferramentas Ideal para

Básico CSV / Planilha Exportação Shopify Visualizar produtos
Intermediário SQLite + Python Requests, SQLite Relatórios e filtros
Avançado Banco vetorial OpenAI, Chroma IA e recomendações

Dica: comece exportando o CSV → depois evolua para o SQLite → e só então explore IA com embeddings.
Assim você aprende por etapas e mantém o controle dos dados da loja.

Obrigado pela sugestão. Aqui na Alura tem cursos sobre bancos vetoriais? Eu tentei procurar mas n achei