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Projeto Pong - Raquetes atravessam borda

Bom dia,

Acabei o meu "Projeto Pong". Eu notei que as raquetes atravessem a bordas para cima e para baixo.

Alguem podia me ajudar como resolver esse pequeno problema.

Muito obrigado por a ajuda.

https://scratch.mit.edu/projects/898812778

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Oii, Bruno! Tudo bem?

Parabéns por praticar as atividades da aula, o seu jogo está excelente! Essa ideia de limitar as bordas só vai deixá-lo ainda melhor.

Para isso, vá ao código "My Racket" e faça algumas alterações, veja o exemplo:

Captura de tela do Scratch, com uma plano de fundo branco e 3 blocos de cógidos coloridos. O primeiro ocupando todo o lado esquerdo, é composto pelos comandos, seguindo a ordem de cima para baixo: quando bandeira verde for clicado, sempre, se posição y maior que 141 então, adicione -2 a y, senão, se tecla seta para cima pressionada então, adicione 10 a y, se tecla para baixo pressionada então, adicione -10 a y. O segundo bloco de códigos, localizando no canto superior do lado direito, é composto pelos seguintes comandos, seguindo a ordem de cima para baixo: quando bandeira verde for clicada, vá para x: -231 y:0. Por fim, o terceiro bloco de códigos, locaizado no canto inferior do lado direito, é composto pelos seguintes comandos, seguindo a ordem de cima para baixo: quando bandeira verde for clicada, sempre, se posição y menor que -141 então, adicione 10 a y.

No código acima, a ideia é que sempre que a My Racket ultrapassar o limite da borda superior, será adicionado -2 a sua posição y, puxando-a para baixo. E quando ela ultrapassar o limite inferior, será adicionado 10 a y.

Feito isso, vamos alterar o código de "PC Racket", acompanhe o exemplo:

Captura de tela do Scratch, com um fundo branco e 3 blocos de códigos coloridos no sentido vertical. O primeiro possui os seguintes comandos, seguindo a ordem de cima para baixo: quando bandeira verde for clicada, vá para x: 231 y: 0. O segundo possui os comandos, seguindo a ordem de cima para baixo: quando bandeira verde for clicada, sempre, se posição y menor que 141 e posição y maior que -141 então, deslize por 0 segundos até x: 231 y: posição y da bolinha. Por fim, o terceiro possui os comandos, seguindo a ordem de cima para baixo: quando bandeira verde for clicada, sempre, se posição y menor que -141 então, deslize por 0 segundos até x: 231 y: -140.

No exemplo, quando a raquete PC Racket estiver nos limites certinho das bordas, o deslize fluirá, caso ela ultrapasse a borda inferior ela deslizará para cima, voltando ao seu estado normal.

Bruno, os valores dos códigos podem ser adaptados do jeito que você desejar, observe como deseja deixar e adapte-o para o seu projeto.

Espero que te ajude! Continue interagindo no fórum compartilhando suas dúvidas, sugestões e feedback.

Bons estudos, Bruno!

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