- Redefinição da North Star Metric (NSM)
Esqueça o "Total de Usuários". Nossa nova estrela do norte será:
Percentual de Usuários com +20 minutos de consumo semanal.
Justificativa: No streaming B2B, o valor não está no login, está no insight aplicado. Se o usuário consome 20 minutos (o equivalente a 2 ou 3 vídeos curtos ou um módulo focado), ele cruzou a barreira da inércia e estabeleceu um hábito.
Correlação com LTV: Usuários que atingem essa marca na primeira semana têm uma probabilidade 4x maior de renovar a assinatura, pois o produto deixou de ser um "item na lista de tarefas" para se tornar uma "ferramenta de performance".
- Diagnóstico e Hipótese (JTBD)
O abismo no Mês 1 acontece porque estamos vendendo "conhecimento infinito", mas o usuário B2B está sofrendo de fadiga de decisão. Ele não quer "procurar", ele quer "resolver".
A História do Usuário (Job to be Done):
"Quando eu estou sobrecarregado com uma nova demanda ou desafio técnico no trabalho, eu quero encontrar um insight acionável em menos de 2 minutos, para que eu possa resolver meu problema imediato e demonstrar competência sem perder tempo navegando em catálogos infinitos."
Onde falhamos: Nossa plataforma foi construída como uma biblioteca (passiva), mas o "Job" do usuário exige um GPS (ativo). A queda de 60% é a frustração de quem abriu o mapa e não encontrou a rota.
- Priorização de Experimentos
Opção B.
Implementaria um "Onboarding Dinâmico" que pergunta o desafio atual do usuário e já entrega na Home 3 vídeos curtos específicos para o cargo dele.