Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Projeto não inicia no Intellij com o perfil de teste mesmo após ter sido configurado

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Estou tentando rodar o projeto no Intellij e sem sucesso. Já tentei de várias formas iniciar o projeto no perfil de test, mas nem inicia. O projeto que está na aula para importar é praticamente o projeto final, como vou desenvolver o código ao longo do curso e no projeto já está pronto?

Como posso conseguir o projeto do zero sem a parte de testes e etc?

2 respostas
solução!

Olá !

Sobre o projeto pronto na aula:

O que o instrutor fez foi fornecer um projeto completo (com testes prontos, segurança, banco, etc.) para que você possa:

• entender a estrutura,
  • ver como funciona a aplicação rodando,
  • e depois focar apenas na parte de testes com BDD (Cucumber).

ou seja, você não vai desenvolver o projeto inteiro do zero durante o curso. O objetivo é aprender a aplicar BDD em uma aplicação Java com Spring já existente.

• Sobre o perfil test que não inicia no IntelliJ:

O erro pode estar relacionado a algumas causas comuns. Aqui vão algumas verificações e passos para resolver:

Perfil ativo no IntelliJ

Verifique se você realmente está rodando com o perfil test. Vá em:

Run > Edit Configurations... > Spring Boot

E adicione em VM Options:

-Dspring.profiles.active=test

Ou, no terminal do IntelliJ, rode com:

./mvnw spring-boot:run -Dspring-boot.run.profiles=test

Banco H2 ativado

No perfil test, o banco usado é o H2 em memória. Verifique se o arquivo application-test.properties está correto:

spring.datasource.url=jdbc:h2:mem:leiloes
spring.datasource.driverClassName=org.h2.Driver
spring.datasource.username=sa
spring.datasource.password=
spring.jpa.database-platform=org.hibernate.dialect.H2Dialect
spring.h2.console.enabled=true

A classe com o método main

Verifique se o IntelliJ está apontando para a classe principal correta. Geralmente é algo como:

@SpringBootApplication
public class LeiloesApplication {
    public static void main(String[] args) {
        SpringApplication.run(LeiloesApplication.class, args);
    }
}

O curso da Alura não fornece uma versão “zerada” do projeto porque o foco está exclusivamente em BDD e testes com Cucumber, e o projeto é só um meio para isso.

Entao:

• O projeto está pronto porque o foco do curso é BDD com Cucumber.
  • Você não precisa (nem deve) reescrever tudo do zero.
  • Se o perfil test não inicia, verifique as configurações no IntelliJ e no application-test.properties.
  • Se quiser, pode construir o seu do zero como exercício pessoal, mas não é necessário para seguir o curso.

Olá tudo bem?

Primeiramente muito obrigado por me responder tão rápido. Eu imaginei que construiríamos um projeto ao longo do curso, mas sem problemas quanto a isso.

Sobre o problema mencionado de não conseguir eu ajustei as configurações do properties de teste e resolvi o problema. Muito obrigado.