Gravei um vídeo para te mostrar como resolver essa questão do erro com o projeto: https://youtu.be/uv97LXurzoo
Sobre a questão da versão do Java, entendemos sua preocupação em relação ao uso do Java 17 no curso, especialmente agora que o Java já está na versão 24, mas essa escolha é intencional e baseada em como o mercado de trabalho realmente funciona.
Apesar das versões mais recentes do Java oferecerem melhorias e novos recursos, a maioria das empresas não atualiza seus sistemas automaticamente sempre que uma nova versão é lançada e isso acontece por vários motivos, entre eles:
- Estabilidade: Empresas priorizam versões já consolidadas e bem testadas. As versões LTS (Long-Term Support), como o Java 8, Java 11 e Java 17, são as mais usadas justamente por oferecerem suporte prolongado e maior confiabilidade.
- Compatibilidade: Atualizar a versão do Java em um projeto grande pode exigir muitos testes, atualizações de bibliotecas e mudanças de infraestrutura, sendo que nem sempre compensa fazer isso imediatamente.
- Custo e tempo: Migrar para versões mais recentes envolve tempo de desenvolvimento, testes e possíveis ajustes em código legado. Nem sempre as melhorias justificam esse alto investimento imediato.
Hoje, é muito comum encontrarmos projetos rodando em Java 8 ou Java 11, além do Java 17, que foi usado no curso.
Além disso, tudo o que é desenvolvido em versões anteriores do Java continua funcionando nas versões mais novas. O que pode ocorrer, às vezes, são pequenos desafios ao configurar o projeto em IDEs mais atuais, mas isso não significa que o código esteja obsoleto ou ultrapassado.
Nosso foco no curso é te preparar com uma base sólida que seja aplicável tanto em projetos modernos quanto em sistemas legados, que são extremamente comuns no dia a dia profissional.
Bons estudos!