Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Mão na Massa - Meu Dashboard

Olá.

Foi difícil, estou tendo um pouco de dificuldade de entender os enunciados, não sei se é falta conhecimento analítico, ou alguma coisa haver com o próprio enunciado, ou até falta de dados que as as vezes tenho a sensação que esta faltando, como exemplo neste caso, temos os dados das categorias mas quais os itens da categoria?

Vou deixar também alguns Script que fiz para chegar em alguns resultado, por que pensei que todos teriam o mesmo resultado, mas olhando o trabalho de outros companheiros vejo resultados diferente, fiquei na dúvida se segui o caminho certo.

Tarefa 1: Mostrar o total de pedidos da base de dados
Total Pedidos = COUNT('olist_pedidos'[ID_pedido])

Tarefa 2: Criar uma visualização para mostrar a evolução dos pedidos no tempo
Gráfico "Evolução dos Pedidos" - Eixo X "Data Aprovação" / Eixo Y "Total de pedidos"

Tarefa 3: Criar uma visualização para mostrar os percentuais de preferência por tipo de pagamento
Gráfico "Tipo de Pagamento" - Preferência de Pagamento = COUNT('olist_pagamentos'[Tipo de Pagamento]) - Legenda "Tipo de Pagamento" / Valores "Preferência de Pagamento"

Tarefa 4: Criar uma visualização que mostra a quantidade de produtos por categoria, observando apenas um ranking dos valores mais altos
Gráfico "Vendas por Categoria" - Quant. de vendas = SUM ('olist_itens_pedidos'[Preço]) - Eixo Y "Categoria / Eixo X "Quantidade de vendas"

Gráfico "Quant. Itens vendido por Categoria" - Quant. de Saída = COUNTROWS ('olist_itens_pedidos') - Eixo Y "Categoria" / Eixo X "Quant. de Saída"

Tarefa 5: Criar um filtro para segmentar os registros por ano
Campo "Data Aprovação"

Enfim segue meu Dashboard finalizado.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta
solução!

Ei! Tudo bem, Raul?

Obrigado por compartilhar sua experiência, isso é mais comum do que parece, principalmente em projetos abertos como esse.

Sobre os enunciados, eles possuem uma interpretação ampla, o que permite diferentes pontos de vista, então não existe um “único caminho certo”. Por isso você vê dashboards diferentes entre os colegas, e isso não significa que você fez errado.

A base não detalha os “itens da categoria” de forma descritiva (nome do produto), apenas a categoria associada aos itens vendidos. Então a análise por categoria é feita a partir dos registros de venda, não de um catálogo detalhado.

Na tarefa 4, o foco é ranking de categorias mais vendidas. Usar COUNTROWS para quantidade de itens vendidos por categoria faz mais sentido do que somar preço, e você percebeu isso ao criar a segunda visualização, ótimo ajuste!

A sensação de dados faltando também faz parte do cenário real de dados. Nem sempre temos tudo registrado, e o papel do analista é extrair o melhor insight possível com o que está disponível.

No geral, seu raciocínio está correto, você testou alternativas e refletiu sobre os resultados, isso é exatamente o que a atividade espera.

Continue assim, você está no caminho certo e qualquer dúvida, compartilhe no fórum!

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado