0
respostas

[Projeto] Mão na massa: desenvolvendo sistemas inteligentes

Os principais desafios que eu identifiquei são:

• alta variabilidade da demanda;
  • casos com diferentes níveis de gravidade;
  • recursos limitados;
  • necessidade de decisões rápidas;
  • conflitos entre prioridades clínicas e operacionais;
  • mudanças constantes no estado dos pacientes.

Com relação ao as variáveis possivelmente mais críticas:

• quantidade de leitos disponíveis;
  • gravidade e urgência dos pacientes;
  • especialidade necessária;
  • disponibilidade de médicos, enfermeiros e técnicos;
  • agenda de cirurgias e consultas;
  • tempo estimado de internação;
  • equipamentos e estrutura disponíveis;
  • prioridades clínicas e risco ao paciente.

Sobre as possíveis dificuldades em criar as soluções inteligentes:

• dados incompletos ou desatualizados;
  • mudanças em tempo real;
  • imprevisibilidade de emergências;
  • necessidade de integração entre setores;
  • risco de erro em decisões críticas;
  • equilíbrio entre eficiência e segurança do paciente.

Falando sobre agente reativo, ele proverias respostas baseadas nos estados atuais do hospital, a Ex: se um leito vagar, ele aloca o próximo paciente prioritário; se faltar profissional, redistribui a equipe disponível., pois desta forma se obteria vantagens como - rapidez na resposta; simplicidade de implementação; boa adaptação a mudanças imediatas., porém também podem haver algumas limitações como - pouca visão de longo prazo; pode tomar decisões localmente boas, mas globalmente ruins; dificuldade para planejar cirurgias e escalas de forma estratégica.

Agora me baseando em um agente objetivo, eu definiria as metas com redução do tempo de espera; maximizava ocupação adequada de leitos; me preocuparia em a garantir cobertura das equipes; e priorizaria os casos graves. sem sombra de dúvidas haveriam vantagens do tipo - melhor capacidade de planejamento; decisões mais alinhadas com metas do hospital; melhor uso dos recursos no médio prazo., mas também enfretaria alguns obstáculos como -* maior complexidade; dificuldade em lidar com objetivos conflitantes; dependência de dados confiáveis e atualizados.*

na última opção ou seja o agente de utilidade poderia-se comprar alternativas e escolher a que gerar maior benefício geral, por Ex: avaliar qual decisão produz mais ganho considerando: gravidade do paciente; tempo de espera; disponibilidade de leitos; custo operacional; impacto na equipe; risco clínico.

A abordagem mais eficaz seria a de agente baseado em utilidade.

Isso porque o problema hospitalar envolve muitas variáveis e conflitos de prioridade. Não basta apenas reagir rápido, nem somente seguir objetivos fixos. É preciso comparar alternativas e escolher a que traz o melhor resultado geral para pacientes, equipes e hospital.

O agente reativo pode ser útil em situações imediatas, e o baseado em objetivos ajuda no planejamento, mas o utilitário tende a ser o mais completo para esse cenário.