Identifique os desafios principais deste problema*
- Quais são as variáveis mais críticas para otimizar a alocação de recursos neste ambiente?
Ter alguma previsibilidade sobre qual será a demandas pelos recursos. - Quais dificuldades você pode prever ao tentar criar uma solução inteligente?
Levantamento dos dados requeridos: demanda por atendimentos, a gravidade dos casos, os horários das consultas e cirurgias, e as condições dos pacientes, pela histórica falta de digitalização dos dados e da precariedade das coletas de dados no setor público.
Explore estratégias inteligentes
Se você fosse implementar um agente reativo, como ele lidaria com o problema de alocação de recursos no hospital? Quais seriam as vantagens e limitações dessa abordagem?
Um agente reativo não seria a melhor opção para melhorar a alocação de recursos do hospital. Como ele atua baseando-se em percepção imediata acredito que ele não seria capaz, por exemplo, de cruzar dados das variáveis: demanda por atendimentos, a gravidade dos casos, os horários das consultas e cirurgias, e as condições dos pacientes, para definir, por exemplo qual paciente ficaria com o leito, ou qual deles teria prioridade para fazer ou não uma cirurgia.Se você fosse usar um agente baseado em objetivos, como ele planejararia a alocação de recursos de forma mais eficiente? Quais seriam os possíveis obstáculos dessa abordagem?
Ao contrário da abordagem dos agentes reativos, o baseado em objetivos poderia se comportar um pouco melhor nessa situação. Com a definição dos parâmetros bem descritos para o objetivos de tornar a utilização de recursos mais eficiente, ele seria capaz de planejar melhor a tomada de decisão. Como obstáculo, essa abordagem ainda teria dificuldades em interpretar as variáveis múltipas e avaliar qualitativamente qual seria a melhor decisão a tomar.Considerando um agente baseado em utilidade, como ele avaliaria as diferentes alternativas de alocação de recursos? O que poderia ser um critério de utilidade eficaz nesse contexto?
Por sua vez, o agente baseado em utilidade seria capaz de interpretar variáveis multipas, interpretá-las qualitativamente e tomar uma decisão baseada em critérios de análise mais avançados. Um bom critério de utilidade a ser utilizado seria a hierarquização dos pacientes, atribuindo notas, por exemplo de 1 a 5 para cada um dos critérios: demanda por atendimentos, a gravidade dos casos, os horários das consultas e cirurgias, e as condições dos pacientes; além disso, poderia ser estabelecido um peso para cada um dos parâmetros, por exemplo condição do paciente, no caso de paciente cardíaco teria peso 2, no caso de paciente transplantado teria peso 3. A partir disso seria criado o padrão para nortear a análise qualitativa do agente, permitindo uma tomada de decisão mais acertada.
Reflita sobre o caso
- Considerando as alternativas de agentes reativos, baseados em objetivos e utilitários, qual estratégia você acredita que seria a mais eficaz para resolver este problema?
Agentes utilitários.