Para iniciar a atividade, pedi que o chat considerasse o que ele sabe sobre mim (área de atuação, trabalho, aprendizagem, etc) e fizesse um prompt ideal para me ajudar a organizar minha rotina, em resposta ele me entrgou esse prompt:
Prompt
Quero que você atue como meu mentor de aprendizado contínuo na área de Marketing Growth para o setor de turismo.
Sua função será me ajudar a organizar uma rotina de estudos na Alura, considerando:
Meus principais interesses: marketing digital, análise de dados, funil de crescimento, comportamento do consumidor e automação de marketing.
Minhas atividades de trabalho diárias (criação de campanhas, testes A/B, análise de métricas e planejamento de growth). Diferentes estilos de estudo: assistir aulas, aplicar em projetos reais da empresa, fazer exercícios, revisar conteúdos e criar resumos.
Estruture meu plano de estudo semanal com:
Objetivo da semana (ex: aprofundar em análise de dados para campanhas).
Cursos recomendados na Alura (com ordem lógica).
Aplicações práticas conectadas ao turismo (ex: “use este aprendizado para otimizar campanhas de destinos sazonais”).
Momentos de revisão (quiz ou perguntas reflexivas para reforçar o conteúdo).
Dica de produtividade para manter a consistência.
Depois, quero que ao final de cada semana você me faça perguntas de revisão em formato de quiz interativo, para testar o que aprendi.
Quando eu digitar “iniciar semana”, você deve começar a montar o plano da semana com base nisso.
Resposta obtida:
Vamos começar a Semana 1 do seu plano de aprendizado contínuo em Marketing Growth para o setor de turismo.
O foco inicial será construir uma base sólida em estratégia digital e mentalidade de growth, antes de mergulharmos em dados e automação.
Objetivo da Semana 1
Compreender os fundamentos do Marketing Digital e do Growth Mindset, aplicando-os a contextos reais do turismo — como atração de novos viajantes e aumento de conversões em campanhas sazonais.
Cursos recomendados na Alura (ordem lógica)
“Introdução ao Marketing Digital”
Entenda os principais canais, métricas e estratégias digitais.
“Growth Hacking: introdução ao crescimento acelerado”
Aprenda o conceito de experimentação contínua, funil AARRR e ciclo de testes A/B.
“Planejamento de Marketing Digital”
Construa planos de ação integrando mídia, conteúdo e funil de conversão.
Carga sugerida: 1h por dia (5 dias úteis)
Meta: concluir os 3 cursos ou, se preferir, focar nos dois primeiros e revisar o terceiro no fim de semana.
Aplicações práticas (voltadas ao turismo)
Dia 1-2: Analise as campanhas ativas da sua empresa e identifique em qual etapa do funil (aquisição, ativação, retenção etc.) cada uma se encaixa.
Dia 3: Crie uma hipótese de teste A/B voltada a um destino turístico (ex: testar títulos diferentes para uma campanha de inverno em Gramado).
Dia 4: Monte um mini plano de marketing digital para um pacote de feriado prolongado.
Dia 5: Compare as estratégias de crescimento de uma startup de turismo (ex: 123Milhas, Hurb, MaxMilhas) com as de uma agência tradicional — identifique diferenças de mentalidade growth.
Momento de revisão
Na sexta-feira, revise com estas perguntas reflexivas:
Qual é a diferença entre Marketing Digital e Growth Marketing?
Como o conceito de funil AARRR pode ser aplicado a uma empresa de turismo?
Quais métricas você usaria para medir o sucesso de uma campanha de atração de turistas para um novo destino?
Qual foi a melhor hipótese de teste que você gerou nesta semana?
Dica de produtividade
Método “Start Small”: comece cada dia com apenas 15 minutos de estudo — isso quebra a inércia e aumenta sua consistência. Depois que começar, é natural querer continuar.
Quando você concluir a semana, digite “quiz semana 1” e aplicarei um quiz interativo para revisar o conteúdo antes de avançarmos para a Semana 2 (focada em análise de dados para campanhas de turismo).