Considerando as habilidades comportamentais que os robôs não conseguem aprender, duas que eu vejo como essenciais para mim como vendedor são:
Empatia – é a capacidade de entender o que o cliente está sentindo, suas dores e necessidades. Isso me ajuda a criar conexões verdadeiras e oferecer soluções mais humanas e personalizadas.
Comunicação eficaz – saber me expressar com clareza, escutar com atenção e adaptar a linguagem ao perfil do cliente. Isso faz toda a diferença na hora de fechar uma venda e manter um bom relacionamento.
Como eu poderia começar a desenvolvê-las além dos cursos da Alura?
Empatia: posso praticar no dia a dia, escutando melhor meus amigos, colegas e clientes, tentando realmente entender o ponto de vista deles. Também posso pedir feedback sincero sobre como me comunico ou reajo nas conversas.
Comunicação eficaz: posso treinar com leituras em voz alta, gravando áudios e escutando depois para ver o que posso melhorar. Participar de grupos de estudo ou rodas de conversa também ajuda muito.
Além disso, posso assistir vídeos no YouTube, TED Talks e ouvir podcasts sobre esses temas. E, claro, colocar tudo em prática o máximo possível.