1
resposta

[Projeto] habilidades comportamentais

Considerando as habilidades comportamentais que os robôs não conseguem aprender, duas que eu vejo como essenciais para mim como vendedor são:

Empatia – é a capacidade de entender o que o cliente está sentindo, suas dores e necessidades. Isso me ajuda a criar conexões verdadeiras e oferecer soluções mais humanas e personalizadas.

Comunicação eficaz – saber me expressar com clareza, escutar com atenção e adaptar a linguagem ao perfil do cliente. Isso faz toda a diferença na hora de fechar uma venda e manter um bom relacionamento.

Como eu poderia começar a desenvolvê-las além dos cursos da Alura?

Empatia: posso praticar no dia a dia, escutando melhor meus amigos, colegas e clientes, tentando realmente entender o ponto de vista deles. Também posso pedir feedback sincero sobre como me comunico ou reajo nas conversas.

Comunicação eficaz: posso treinar com leituras em voz alta, gravando áudios e escutando depois para ver o que posso melhorar. Participar de grupos de estudo ou rodas de conversa também ajuda muito.

Além disso, posso assistir vídeos no YouTube, TED Talks e ouvir podcasts sobre esses temas. E, claro, colocar tudo em prática o máximo possível.

1 resposta

Oi, Meilyn! Como vai?

Você trouxe duas habilidades comportamentais muito relevantes para vendas: empatia e comunicação eficaz. Do jeito que você explicou, mostra que já está no caminho de aplicar esses aprendizados no dia a dia com consciência e intenção. Uma dica seria criar um pequeno diário de prática em que você anote situações em que usou empatia ou se comunicou melhor. Isso ajuda a acompanhar sua evolução de forma mais clara.

Continue investindo nisso. A prática constante e o olhar atento ao outro realmente fazem diferença.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!