Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Projeto Final não está funcionando... Erro: Unable to connect to Redis

Eu fui assistindo as aulas até o final do curso "arquitetura java crie infraestrutura escalável" e existe algum problema de conexão da aplicação com o redis...

Onde posso ver o código fonte da aplicação? Eu suspeito que a imagem do projeto traz algum problema no application.properties para não conectar ao redis

Os arquivos ./env são os mesmos do início do curso?

No mais, todos os meus arquivos estão conforme os anexos...

docker-compose.yml docker-compose.yml

nginx.conf nginx.conf

app.env app.env

mysql.env mysql.env

containers - docker ps docker ps

chamada GET a API GET na API REST

5 respostas

Olá Adller! Tudo bem?

Vamos tentar resolver isso juntos. Isso ocorre quando você usa a imagem no Docker Hub?

Fico no aguardo.

Como esse curso é mais voltado para infra, foi utilizada a imagem aluracursos/codechella:latest e eu não tenho acesso ao código fonte dessa imagem. Assim, não tenho como saber como está configurado o application.properties.

Eu gostaria que disponibilizassem a imagem do app correta.

Boa tarde, Adller!

Estarei entrando em contato com o pessoal responsável pelo curso para analisarem o material e resolvam a inconsistência entre as variáveis presentes no applicatiion.properties do projeto publicado no Docker Hub em relação com as variáveis de ambiente disponibilizadas.

Assim que resolverem ou compartilharem as informações comigo, lhe informarei.

Bons estudos!

Boa tarde,

Eu consegui executar em máquina local com o projeto fornecido. O problema está na aplicação quando tenta usar o "cache". Eu nem perdi tempo tentando arrumar já que esse curso é mais voltado para a infra. Contudo, o projeto final do curso não funciona da maneira que está e é bom que vocês arrumem essa imagem da aplicação para que os próximos alunos aproveitem o curso.

solução!

Oi Adller!

Já fiz a correção das imagens docker no Docker Hub.

O erro estava nas propriedades do redis no arquivo application.properties da aplicação:

spring.redis.host=redis
spring.redis.port=6379

O correto é:

spring.data.redis.host=redis
spring.data.redis.port=6379

Isso fazia com que a aplicação tentasse se conectar ao redis no endereço padrão (localhost), ao invés de utilizar o nome redis que está definido no docker-compose.yml.

Bons estudos!