Percebi um que ao deixar a função "alterarStatusBotao()" no final do código, como foi mostrado na aula, quando é clicado o botão reiniciar, ele realmente altera o status do botão, mas se for clicado novamente, sem mesmo ter iniciado o jogo, é possível alterar novamente o status dele. Então criei uma nova função chamada "reiniciarBotao()", para somente habilitar o botão de reiniciar, quando o jogo for iniciado novamente e finalizado. Está correto?
function sortear() {
let quantidade = parseInt(document.getElementById('quantidade').value);
let de = parseInt(document.getElementById('de').value);
let ate = parseInt(document.getElementById('ate').value);
let sorteados = [];
for (let i = 0; i < quantidade; i++) {
let numero = obterNumeroAleatorio(de, ate);
while (sorteados.includes(numero)) {
numero = obterNumeroAleatorio(de, ate);
}
sorteados.push(numero);
}
let resultado = document.getElementById('resultado');
resultado.innerHTML = `<label class="texto__paragrafo">Números sorteados: ${sorteados}</label>`;
alterarStatusBotao();
}
function obterNumeroAleatorio(min, max) {
return Math.floor(Math.random() * (max - min + 1)) + min;
}
function alterarStatusBotao() {
let botao = document.getElementById('btn-reiniciar');
if (botao.classList.contains('container__botao-desabilitado')) {
botao.classList.remove('container__botao-desabilitado');
botao.classList.add('container__botao');
} else {
botao.classList.remove('container__botao');
botao.classList.add('container__botao-desabilitado');
}
}
function reiniciarBotao() {
let botao = document.getElementById('btn-reiniciar');
botao.classList.contains('container__botao')
botao.classList.remove('container__botao');
botao.classList.add('container__botao-desabilitado');
}
function reiniciar() {
document.getElementById('quantidade').value = '';
document.getElementById('de').value = '';
document.getElementById('ate').value = '';
document.getElementById('resultado').innerHTML = '<label class="texto__paragrafo">Números sorteados: nenhum até agora</label>';
reiniciarBotao();
}