Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Alert não está funcionando

function sortearNumero () {

let quantidade = document.getElementeById('quantidade').value;

let numeroInicial = document.getElementeById('de').value;

let numeroFinal = document.getElementeById('ate').value;

alert(Quantidade: ${quantidade});
}

Assim está meu código, não sei se foi algum deslize de digitação, mas quem puder me ajudar, eu agradeço!

2 respostas
solução!

Oii, Kaique! Tudo bem?

Analisei o seu código e identifiquei dois pontos principais de ajuste: um erro de digitação no método de captura do elemento HTML e a sintaxe da string dentro do alert.

1. O método getElementById

No seu código, está escrito getElementeById (com um "e" a mais depois de Element). O JavaScript é sensível a maiúsculas, minúsculas e ortografia exata.

• Como está: getElementeById
  • Como deve ser: getElementById
  1. Template Strings no alert

Pra usar a interpolação de variáveis (o ${quantidade}), você precisa envolver o texto em crases (backticks), e não apenas parênteses. Isso se chama Template String. Do jeito que estava, o navegador não consegue entender onde começa o texto e onde está a variável.

Código corrigido:

Tente substituir sua função por esta versão abaixo:

function sortearNumero() {
    // Correção: getElementById (sem o 'e' extra)
    let quantidade = document.getElementById('quantidade').value;
    let numeroInicial = document.getElementById('de').value;
    let numeroFinal = document.getElementById('ate').value;

// Correção: Uso de crases ` ` para o Template String funcionar
    alert(`Quantidade: ${quantidade}`);
}

Importante: Certifique-se também de que os IDs que você está buscando no JavaScript (como 'quantidade', 'de' e 'ate') sejam exatamente iguais aos que você definiu nas tags HTML (id="quantidade", etc). Se houver alguma diferença, o código não conseguirá encontrar os campos.

Tente realizar essas alterações, salve o arquivo e teste novamente no navegador. Depois me conta se funcionou?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oiii, Lorena. Fico muito agradecido pela resposta, me ajudou bastante. Inclusive o código esta funcionando!
Agradeço de coração!!