1
resposta

[Projeto] dia a dia de um profissional de DBA

Infelizmente, a área de tecnologia carece de uma regulamentação sólida, ao contrário da área da saúde, por exemplo. Um médico pode aprender sobre anestesia, mas durante um procedimento cirúrgico, ele sempre conta com a presença de um anestesista especializado.

No campo dos bancos de dados, a situação é semelhante. Desenvolvedores e analistas fazem uso dessas ferramentas, mas não há uma exigência formal para a presença de um (DBA).

Pelo menos ainda temos algumas certificações. Quem sabe no futuro as coisas mudam.

1 resposta

Olá, Rogério! Entendo sua preocupação e concordo que a área de tecnologia ainda tem um longo caminho e muita coisa para mudar.

Achei interessante a sua comparação com o médico, e de fato é isso, no caso ele sempre vai ter o carinha que é anestesista especializado.

Concordo contigo, os devs e analistas geralmente não são experts em fazer bancos de dados. Até fazem, mas não daquele jeito top, porque não têm tempo de virar ninjas em SQL Server ou qualquer banco relacional que tiverem que mexer. Eles tão na correria criando sistemas.

Já o DBA é o cara que pega o hardware, instala e configura o software do banco, cria e toca os bancos de dados, faz os backups, gerencia os usuários e a performance. Isso já requer um mais nível alto de expertise.

E, como você falou, certificações são um passo maneiro pra botar ordem nessa profissão.

Valeu Rogério.