1
resposta

[Projeto] Desafio Resposta

Eu fiz no colab. Aqui esta meu notebook: https://colab.research.google.com/drive/1WQq4ACl2_H5TAWJEGX6YwCCQQf3is-gX?usp=sharing

Na questão 4:

import random

for i in range(5): #sorteia 5 números de uma vez
  numero = random.randrange(100)
  print(f"Sorteio {i + 1}: {numero}")

Na questão 6, eu fiz duas formas:

import random

total = int(input("Digite o total de participantes: "))

numero_sorteado = random.randrange(total) + 1

print(f"O número sorteado foi: {numero_sorteado}")
import random

total = int(input("Digite o total de participantes: "))

numero_sorteado = random.randint(1, total)

print(f"O número sorteado foi: {numero_sorteado}")

Questão 8:

import random

frutas = ["maçã", "banana", "uva", "pêra", 
          "manga", "coco", "melancia", "mamão",
          "laranja", "abacaxi", "kiwi", "ameixa"]

salada = random.sample(frutas, 3)

resultado = ", ".join(salada)

print(f"A salada de frutas surpresa é: {resultado}. Aproveite!")

Todas as questão resolvidas estão no meu notebook!

1 resposta

Olá, Maria. Como vai?

Parabéns pela resolução do desafio! Você demonstrou um ótimo domínio da biblioteca random, que é essencial em Python para tarefas que envolvem simulações, sorteios e até em áreas de Data Science, como na divisão aleatória de conjuntos de dados.

Gostaria de destacar alguns pontos muito interessantes sobre a sua solução:

• Uso do random.randrange (Questão 4): Foi excelente o uso desse método para gerar números inteiros em um intervalo determinado.
  • Versatilidade (Questão 6): Você apresentou duas formas de resolver o mesmo problema, comparando randrange com randint. Note que, enquanto o randint(1, total) inclui o número final, o randrange(total) vai de 0 até total - 1, por isso o seu ajuste de somar + 1 foi perfeito para manter a lógica correta.
  • Seleção com random.sample (Questão 8): Esta foi uma escolha técnica muito acertada. O método sample é ideal quando precisamos selecionar itens de uma lista sem repetição, garantindo que a sua salada de frutas tenha três ingredientes distintos. Além disso, o uso do .join() para formatar a string final deixou o resultado muito elegante e legível.

Para continuar evoluindo, uma sugestão é explorar o tratamento de exceções (blocos try/except) em casos como o da Questão 6, para garantir que o programa não quebre caso o usuário digite algo que não seja um número inteiro.

Continue praticando e compartilhando seus notebooks, pois essa organização no Colab ajuda muito a construir o seu portfólio!

Espero que possa ter lhe ajudado!