2
respostas

[Dúvida] Desafio: hora da prática

Python é um trem bem dificil e complexo pra mim

• Eu fiz o exercicio, mas deu um erro
    Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Reiniciei e fiz o teste: https://colab.research.google.com/drive/1ueSQZVUji3BeTPs-ycoVkAP5IReb9MAR?usp=sharing

Mas alguns ficaram esse pondo de exclamação

Só que ai quando cliquei em cima pediu a base da potência que não faço ideia do que seja

2 respostas

Olá! Entendo perfeitamente o seu sentimento. No começo, o Python parece mesmo um "trem" cheio de engrenagens complexas, mas logo você vai ver que é uma questão de costume com o jeito que ele "pensa".

O que aconteceu no seu Google Colab é um comportamento muito comum. Vamos desvendar esses pontos:

1. O que são os pontos de exclamação vermelhos?

Como vemos na imagem, esses ícones indicam que a célula de código tentou ser executada, mas algo a impediu ou ela "expirou". No seu caso, o motivo é o que aparece na imagem: o código está travado esperando uma resposta sua no campo "Digite a base da potência:".

2. O que é a "Base da Potência"?

Não se preocupe, isso é mais matemática do que programação! Na potência, temos dois números:

• Base: É o número que será multiplicado.
  • Expoente: É quantas vezes você vai multiplicar a base por ela mesma.

Exemplo: Em 2³, a base é 2 e o expoente é 3. O resultado é 2 x 2 x 2 = 8.

3. Por que o Colab pediu para "Reiniciar sessão"?

Na imagem, a mensagem aparece porque você provavelmente tentou instalar ou atualizar uma biblioteca (como o matplotlib). O Colab avisa que, para usar a versão nova, ele precisa limpar a memória. É como se você instalasse uma peça nova no motor do carro: precisa desligar e ligar a chave para ela começar a funcionar.

Dicas para destravar seu código:

1. Responda ao campo: Clique dentro da caixinha cinza ao lado de "Digite a base da potência:", digite um número (ex: 2) e aperte Enter.
  2. Repita para o expoente: Ele vai pedir o próximo número. Digite (ex: 3) e aperte Enter novamente.
  3. Cuidado com o loop: Se você rodar uma célula e ela ficar com um círculo girando eternamente, é porque ela está esperando você digitar algo. Se você clicar em outra célula sem responder a anterior, o Colab pode acabar travando as próximas, gerando aqueles pontos de exclamação.

Você está indo muito bem! Erros de sessão e dúvidas sobre funções matemáticas fazem parte do dia a dia de todo cientista de dados.

Ficou mais claro agora o que o código está tentando te perguntar?

Hmmmm, entendi

Vou refazer meu exercicio seguindo o que me trouxe e volto com a resposta, muito obrigada Evandro