1
resposta

[Projeto] Desafio: refazendo as funções com a tabela produtos

Esse exercício foi mais difícil, mas entendi. Segui a explicação de um colega no fórum e me ajudou muito!
Os totais não fecham bem certinho com as aulas, pois estou usando minha planilha, não estou seguindo as planilhas enviadas ao final da aula.

Primeiro fiz a contagem de todos os produtos:=CONT.VALORES(TB_Produtos[Produtos])
Depois fiz a soma de quantidade em estoque de todos os produtos: =SOMA(TB_Produtos[Qtd])
Após, Fiz a média de todos os produtos: =MÉDIA(TB_Produtos[Qtd])

Na sequencia, fiz por produto:
=CONT.SE(TB_Produtos[Produtos];F2)
=SOMASE(TB_Produtos[Produtos];F2;TB_Produtos[Qtd])
=MÉDIASE(TB_Produtos[Produtos];F2;TB_Produtos[Qtd])
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Gisele! Como vai?

Excelente trabalho! Como você atua como Consultora Financeira, sabe que a capacidade de extrair resumos precisos de grandes bases de dados é uma das habilidades mais valiosas no dia a dia.

O fato de você estar usando sua própria planilha é, na verdade, um ponto muito positivo para o seu aprendizado. Isso mostra que você não está apenas replicando cliques, mas sim aplicando a lógica das funções à sua realidade. Quando os totais não batem com a aula, mas fazem sentido com os seus dados (como 10 dividido por 3 resultando em 3,33), você prova que a fórmula está funcionando perfeitamente!

Análise Técnica das suas Fórmulas

Você utilizou as três funções "irmãs" da estatística condicional no Excel, e a estrutura que você montou é a base para qualquer dashboard financeiro:

1. CONT.SE: Perfeito para saber a frequência de um item (quantas vezes a "Calça legging" aparece na lista).
  2. SOMASE: Fundamental para totalizar volumes ou valores financeiros por categoria.
  3. MÉDIASE: Ótimo para entender o comportamento médio de um produto específico em comparação com a média geral.

Dicas de Consultora para Consultora

Para deixar seus relatórios ainda mais profissionais, deixo duas sugestões rápidas:

• Arredondamento: Na célula da média da Calça legging, o resultado ficou com muitas casas decimais (3,33333333). Para relatórios financeiros, você pode envolver sua fórmula na função ARRED.

• Exemplo: =ARRED(MÉDIASE(TB_Produtos[Produtos];F2;TB_Produtos[Qtd]); 2) (isso limitará a duas casas decimais).

• Referências Estruturadas: Notei que você usou TB_Produtos[Produtos] e TB_Produtos[Qtd]. Isso é excelente! Referências estruturadas (tabelas) garantem que, se você adicionar novos produtos amanhã, suas fórmulas se atualizem sozinhas sem que você precise ajustar o intervalo manualmente.

Você já teve algum caso na sua consultoria onde precisou somar valores usando mais de um critério ao mesmo tempo (ex: Produto + Vendedor)?

Espero que possa ter lhe ajudado!