Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Desafio: Investimento da Giovanna

Investimento da Giovanna

Prompt Inicial

Eu inicio a conversa com,

Pergunta: Preciso que você seja um consultor financeiro

Resposta: Claro, posso ajudar com várias questões financeiras. Que tipo de consultoria você precisa?

A partir daí iniciei de fato o que eu gostaria de saber.

Pergunta: Giovanna estava pensando em investir R$ 6.500,00 em uma aplicação de renda fixa que oferecia uma taxa de juros simples de 1% ao mês, por um período de 12 meses. Quero que me detalhe esse investimento, com valor final, incluindo o valor dos juros, para decidir se terá retorno suficiente para cobrir a despesa ate o final do ano. -Em formula matematica, quero o juros simples, as variaveis envolvidas nessa situaçao e qual o valor do juros e o valor final do investimento. -Explique passo a passo

Resposta: Certamente! Vamos analisar o investimento da Giovanna em uma aplicação de renda fixa com juros simples. Vou detalhar cada etapa do cálculo para você.

1. Fórmula de Juros Simples A fórmula para calcular os juros simples é:

J=P×r×t

Onde:

J = Juros

P = Capital Principal (o valor inicial investido)

r = Taxa de juros por período (em decimal)

t = Tempo (número de períodos)

1. Variáveis Envolvidas Para o caso da Giovanna, as variáveis são:

P=R$6.500,00 (Capital Principal)

r=1% ao mês, que é 0,01 em decimal (Taxa de Juros)

t=12 meses (Tempo do investimento)

1. Cálculo dos Juros

Substituindo os valores na fórmula:

J=6.500×0.01×12

Calculando passo a passo:

Multiplicamos o capital pela taxa de juros:

6.500×0.01=65

Multiplicamos o resultado pelo tempo:

65×12=780

Portanto, os juros acumulados ao final de 12 meses são:

J=R$780,00

1. Valor Final do Investimento A fórmula para calcular o valor final (

A=P+J

Substituindo os valores:

A=6.500+780=7.280

Portanto, o valor final do investimento, incluindo o capital inicial e os juros, é:

A=R$7.280,00

Resumo Capital Inicial (P): R$ 6.500,00 Taxa de Juros (r): 1% ao mês (0,01 em decimal) Tempo (t): 12 meses Juros Acumulados (J): R$ 780,00 Valor Final do Investimento (A): R$ 7.280,00 Giovanna receberá um total de R$ 7.280,00 ao final de 12 meses, que inclui R$ 780,00 em juros. Agora você pode avaliar se esse retorno é suficiente para cobrir suas despesas até o final do ano.

2 respostas
solução!

Oii, Carlos. Tudo bem?

Muito obrigada por postar no fórum e compartilhar a resolução do desafio. Gostei bastante da clareza e precisão com que você detalhou os cálculos dos juros simples.

Seu trabalho está excelente! Continue assim.

Um abraço.

Olá colega, eu utilizei um metódo um pouco diferente, mas também funcionou.

Utilizando a fórmula :J = C ∙ i ∙ t, Calcule o valor dos juros e calcule o montante final utilizando os seguintes dados respectivamente, "6.500","0,01","12"

ao fazer isso obtive o mesmo resultado final, porém, menos complexo, achei interessante a lógica que o colega usou e admito que fiquei embasbacado com o qual complexo tem que ser o prompt para o GPT poder entender (Comecei a usar o chat recentemente)