1 - No projeto Alugames, implemente uma confirmação de devolução.
function alterarStatus(id) {
let gameClicado = document.getElementById(`game-${id}`);
let imagem = document.getElementById(`img-${id}`);
let botao = document.getElementById(`btn-${id}`);
let nome = gameClicado.querySelector('.dashboard__item__name')
if (imagem.classList.contains('dashboard__item__img--rented')) {
if (confirm(`Você tem certeza que deseja devolver o jogo ${nome.textContent}?`)) {
imagem.classList.remove('dashboard__item__img--rented');
botao.classList.remove('dashboard__item__button--return');
alert(`O jogo ${nome.textContent} foi devolvido!`);
botao.textContent = 'Alugar';
}
} else {
imagem.classList.add('dashboard__item__img--rented');
botao.classList.add('dashboard__item__button--return');
botao.textContent = 'Devolver';
}
}
2 - No projeto Alugames, crie uma função para imprimir no console a informação sobre quantos jogos foram alugados.
let jogosAlugados = 0;
function contarJogosAlugados() {
console.log(`Total de jogos alugados: ${jogosAlugados}`);
}
function alterarStatus(id) {
let gameClicado = document.getElementById(`game-${id}`);
let imagem = document.getElementById(`img-${id}`);
let botao = document.getElementById(`btn-${id}`);
let nome = gameClicado.querySelector('.dashboard__item__name');
if (imagem.classList.contains('dashboard__item__img--rented')) {
if (confirm(`Você tem certeza que deseja devolver o jogo ${nome.textContent}?`)) {
imagem.classList.remove('dashboard__item__img--rented');
botao.classList.remove('dashboard__item__button--return');
alert(`O jogo ${nome.textContent} foi devolvido!`);
jogosAlugados--;
botao.textContent = 'Alugar';
}
} else {
imagem.classList.add('dashboard__item__img--rented');
botao.classList.add('dashboard__item__button--return');
alert(`O jogo ${nome.textContent} foi alugado!`);
jogosAlugados++;
botao.textContent = 'Devolver';
}
contarJogosAlugados();
}
3. Crie um programa que verifica se uma palavra ou frase é um palíndromo.
essaPalavraEUmPalindromo();
function essaPalavraEUmPalindromo() {
var palavra = "rever";
var separandoAsLetrasDaPalavra = palavra.split("");
var palavraInvertida = separandoAsLetrasDaPalavra.reverse();
palavraInvertida = palavraInvertida.join("");
if (palavra == palavraInvertida) {
console.log("A palavra " + palavra + " é um palíndromo!");
} else {
console.log("A palavra " + palavra + " não é um palíndromo!");
}
}
4. Crie um programa com uma função que receba três números como argumentos e os retorne em ordem crescente. Exiba os números ordenados.
function ordenarNumeros(a, b, c) {
const numerosOrdenados = [a, b, c].sort((x, y) => x - y);
console.log(`Números ordenados: ${numerosOrdenados.join(', ')}`);
}
// Exemplo de uso:
ordenarNumeros(4, 2, 6); // Deve exibir "Números ordenados: 1, 3, 5"