https://colab.research.google.com/drive/1kk2QnIkRPjNUfI-aeR8GFdhfbD56wxnC?usp=sharing
Compartilho aqui minha solução para o Desafio 09 do curso de Visualização de Dados com Python.
O que foi feito
O desafio propôs criar dois gráficos usando o dataset de vendas de lojas de departamentos (2016–2019):
Desafio 1 — Gráfico de colunas empilhadas com os valores absolutos de vendas por estado na Região Centro-Oeste em 2017 e 2018, com anotações destacando qual estado liderou cada ano.
Desafio 2 — Gráfico de barras horizontais empilhadas com valores percentuais, mostrando a distribuição proporcional dos modos de envio dentro de cada departamento.
Melhorias aplicadas além do básico
Durante o processo fui além do código sugerido e adicionei:
Subtítulo com a fonte dos dados em cada gráfico
Caixinhas de destaque (bbox) nas anotações de insight
Total geral no topo de cada barra do gráfico 1
Percentual e valor em reais dentro de cada segmento
Linha de referência em 50% no gráfico 2
Ajuste de cores para melhor contraste e legibilidade
Espaçamento adequado entre título e subtítulo
Nesta atividade utilizei o Claude (IA da Anthropic) como ferramenta de apoio no processo de aprendizado. A IA me ajudou a organizar os códigos de forma didática célula por célula, entender o que cada parâmetro faz na prática, identificar e corrigir pequenos problemas visuais nos gráficos, e ir além do código base adicionando melhorias profissionais.
O uso da IA não substituiu o aprendizado — pelo contrário, cada sugestão foi digitada, testada e compreendida antes de seguir em frente. Acredito que usar IA como ferramenta de estudo é uma habilidade importante para quem está iniciando na área de dados.
Aberto a feedbacks e sugestões!