Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

[Projeto] elementos de um boxplot

https://colab.research.google.com/drive/1NZkP_y1kvsb1WZcQML9YeqyqSEmb9cN_?usp=sharing

Além do boxplot inicial, aproveitei para criar uma segunda versão mais visual do gráfico, destacando os outliers identificados no conjunto de dados.

A ideia foi melhorar a interpretação visual da distribuição e facilitar a identificação de valores fora do padrão esperado.

Também utilizei anotações e personalizações visuais para entender melhor como elementos gráficos podem ajudar na análise exploratória dos dados.

Durante a atividade estou sempre utilizando a IA do Chatgpt como apoio aos estudos para compreender melhor os conceitos estatísticos, interpretar os elementos do boxplot, entender cada linha do código e aprofundar o aprendizado sobre visualização e análise exploratória de dados em Python.

2 respostas

Olá, Hewerson! Tudo bem?

Muito obrigado por compartilhar o seu projeto com a comunidade! É muito bacana ver o cuidado que você teve em ir além do básico proposto na atividade.

A ideia de criar uma segunda versão destacando os outliers é uma excelente prática! Em análises reais, os outliers muitas vezes escondem insights ( como fraudes, erros de digitação ou comportamentos de consumo totalmente fora da curva ) e dar esse destaque visual facilita muito a tomada de decisão de quem está analisando o relatório.

A personalização com cores, tamanhos e anotações textuais limpa o gráfico e reduz a carga cognitiva de quem o lê, transformando um simples gráfico estatístico em uma verdadeira ferramenta de storytelling com dados.

Também achei sensacional a sua estratégia de utilizar a IA (como o ChatGPT) como uma tutora de estudos no dia a dia. Usar a tecnologia para destrinchar o código linha por linha e consolidar os conceitos estatísticos é a melhor forma de acelerar o aprendizado e ganhar autonomia no Python!

Parabéns pela dedicação e pelo excelente trabalho de exploração visual!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá Nathalia ! Muito obrigado pelo feedback e pelo tempo dedicado para analisar meu projeto.

Fico muito feliz em saber que as melhorias visuais e os destaques dos outliers fizeram sentido dentro da proposta da atividade. Estou tentando evoluir não apenas na parte técnica, mas também na forma de comunicar os dados de maneira mais clara e visual.

A utilização da IA tem me ajudado bastante justamente nesse processo de entender melhor cada linha do código, os conceitos estatísticos e a lógica por trás das visualizações, principalmente por eu ainda estar em fase de aprendizado em Data Science.

Seu comentário sobre os outliers e storytelling visual me ajudou a enxergar ainda mais a importância da análise exploratória dentro de cenários reais de negócio.

Muito obrigado novamente pelo incentivo e pelas orientações!